quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/12/2011 | 16:27

FEAPI lança Projeto Navegador

 

Ação pretende atingir mais de 10 mil pessoas em 2012

 

Visando melhorar a qualificação da população e abrir novas possibilidades de trabalho, a comunidade de Itajaí e os servidores públicos do município passam a contar com o Projeto Navegador. A cerimônia de lançamento e abertura do período de inscrições acontece na próxima segunda-feira (19), às 14 horas, no auditório da Prefeitura.

 

A ação é idealizada pela Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI), para capacitar os trabalhadores itajaienses por meio de cursos de qualificação à distância, onde o participante estuda conforme o seu tempo disponível. Para viabilizar o programa, a FEAPI acaba de fechar uma parceria com a Dtcom, empresa especializada em sistemas de capacitação à distância, que irá oferecer os cursos via satélite por meio de teleaulas. Todos os cursos serão certificados ao final.

 

O programa chega em uma hora altamente propícia, já que, atualmente, um dos desafios da cidade é qualificar a mão de obra para as oportunidades que estão surgindo. Segundo José do Carmo Dias de Oliveira, Diretor de Emprego, Renda e Qualificação Profissional da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, cerca de 40% das vagas em aberto no Banco de Empregos da Prefeitura de Itajaí não são preenchidas por falta de qualificação profissional especializada. “Uma vaga técnica, por exemplo, que exige preparo específico, demora em média 20 dias para ser preenchida. Esta situação compromete a capacidade produtiva das empresas instaladas no município”, analisa.

 

O Programa Navegador faz parte de uma série de projetos desenvolvidos pela Prefeitura para diminuir esses índices em 2012. “A nossa principal atividade é a portuária, que exige profissionais que conheçam o dia a dia da profissão. Já desenvolvemos projetos de capacitação presenciais, com os quais atingimos cerca de cinco mil pessoas durante este ano. A meta com o programa à distância é atingir mais de 10 mil pessoas até o final de 2012”, afirma Júlio da Silva, superintendente da FEAPI.

 

Os cursos do Projeto Navegador são totalmente gratuitos e as inscrições podem ser feitas pelo site www.feapi.itajai.sc.gov.br. Alguns terão a duração de 30 dias e outros, um ano. As aulas estão divididas nas áreas de conhecimento: Autodesenvolvimento, Gestão Corporativa e Gestão Pública. Neste primeiro momento, os cursos a serem disponibilizados são: Redes e Mídias Sociais, Liderança, Atendimento Eficiente ao Cliente, Administração Eficaz de Conflitos, Gestão da Qualidade Total, Pensamento Estratégico, HP12C – Um instrumento de tomada de decisão financeira, Planejamento estratégico para o varejo, Planejamento estratégico e orçamento público, Introdução à eletricidade básica, gerenciador de e-mails, Relacionamento interpessoal no trabalho, Planilhas de Excel e Marketing.

 

As aulas poderão ser feitas a partir de um computador pessoal ou nos terminais instalados na sede FEAPI, na Rua Tijucas, 511, Centro ou ainda, no Centro Educacional Pedro Rizzi, localizado na Avenida Agílio Cunha, 762, no bairro Cidade Nova.

 

Segundo Marco Eleuterio, diretor superintendente da Dtcom, o Sistema de Treinamento vem suprir a alta demanda por qualificação especializada no Vale do Itajaí. “Os itajaienses terão acesso aos conteúdos desenvolvidos por renomados professores especialistas. Para a Dtcom é uma satisfação poder contribuir para o crescimento da cidade e da região por meio do desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos seus trabalhadores”, conclui.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS