sexta, 19 de abril de 2024
Geral
08/12/2011 | 16:04

Empresa de São José consolida no mercado sistema de gerenciamento de frotas inédito na América Latina

 

A Panorama, empresa especializada em rastreamento de frotas, anunciou essa semana os primeiros resultados alcançados com o desenvolvimento de um software de gestão logística integrada, inédito na América Latina.

Entre outros benefícios, o sistema LogPan, criado e patenteado pela Panorama, com o apoio da empresa Fibria, permite que o cliente receba, numa plataforma única, e em tempo real, todas as informações de monitoramento e rastreamento da frota.

O balanço prático do sistema está baseado nos resultados obtidos pela Eucatex, uma das maiores fabricantes de produtos para a construção civil e indústria moveleira do Brasil, que passou a utilizar o LogPan há dois meses.

Na Eucatex, o software de logística integrada, contendo  todas as informações relativas ao tempo de viagem, carga e descarga, foi implantado em uma frota de 30 caminhões, monitorados em um raio de cerca de 170 quilômetros entre os municípios de Salto e Botucatu, cidades onde estão instaladas as unidades fabris e  fazendas de plantação de eucalipto da Eucatex.

De acordo com Diogo Lopes, gerente de Logística da Eucatex, os principais benefícios oferecidos pelo sistema estão relacionados à gestão minuciosa de dois recursos: a tecnologia e mão de obra.

“Em pouquíssimo tempo, ampliamos de 1,4 para 2,1 a média de viagens mensais, graças, especialmente, ao controle de paradas dos caminhões que o LogPan nos permite fazer. Com o rastreador, planejamos as rotas que os motoristas devem seguir e, assim, reduzimos o tempo médio por viagem”, explica.

Segundo Lopes, além dos benefícios trazidos pelo sistema durante o trajeto dos veículos, o LogPan oferece outras vantagens, como a medição do tempo da operação de carregamento, ou seja, o trabalho de carga e descarga dos materiais, ; prevenção contra  roubos de carga e a própria segurança dos motoristas, que são rastreados e podem contar com a apoio da empresa a qualquer hora e local.

 

 

 

O desenvolvimento do LogPan

 

O projeto para o desenvolvimento do LogPan surgiu em 2007, por conta de uma demanda da Fibria Celulose S/A, que  identificou a necessidade de otimizar  seus processos de rastreamento de veículos.

Na época, Panorama e Fibria firmaram uma parceria para o desenvolvimento de um sistema de gestão logística com o objetivo de gerenciar, com mais economia e eficiência, as viagens feitas por seus mais de 200 caminhões, controlando os horários de saída e chegada dos veículos.

Desde então, ambas as empresas atuam no desenvolvimento e melhoria permanente dessa ferramenta. “Vivemos até hoje um momento de maturação do LogPan que, daqui pra frente, só tende a nos trazer excelentes resultados no controle da nossa cadeia produtiva que tem início no transporte da madeira”, explica Denilson Guerino, coordenador de Logística Florestal da Fibria.

Atualmente, a Fibria utiliza o sistema em 132 caminhões que percorrem um raio médio de 295 km entre as bases florestais localizadas na região de Capão Bonito (sudoeste do Estado), Vale do Paraíba e a indústria, situada em Jacareí.

 

 

 

O funcionamento do LogPan

 

 

 

O LogPan é capaz, de acordo com a necessidade do cliente, de “pinçar” dados de vários sistemas de rastreamento e enviar aos usuários informações em formato de relatório, documentando e tratando cada uma das etapas operacionais, como destino do veículo, tempo de percurso em cada fase de viagem, o que, entre outros benefícios, otimiza a utilização da frota e gera considerável economia para  o cliente. O sistema também fornece dados para a auditoria de prestação de serviços de transporte, onde as informações geradas permitem a tomada de decisão para aperfeiçoamento nos processos de transporte, carregamento e descarregamento.

 

 

 

Sobre a Panorama

 

 

 

Sediada em São José dos Campos (SP) desde 2004, a Panorama Segurança e Logística Ltda. oferece serviços de rastreamento, monitoramento e segurança de frotas, cargas e pessoas em sua central que opera 24 horas ininterruptamente e atende empresas em todo o país. Para grandes embarcadores fornece o sistema LogPan, um software de gestão logística automatizado e único na América Latina.

Com equipe de TI especializada no desenvolvimento de softwares de informação logística e integração de sistemas de rastreamento de diversas marcas, a Panorama ocupa hoje posição de liderança no mercado de logística avançada e de monitoramento de frotas que circulam em todo o território nacional e Mercosul.  


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS