sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/11/2011 | 09:18

Festival da menor máscara do mundo chega ao fim

Entre os dias 23 e 30 de outubro, o 2º Ospália – Encontro de Palhaços promoveu oito espetáculos teatrais em Itajaí, sendo quatro gratuitos, “palhaceata” de abertura, duas oficinas teatrais gratuitas, quatro encontros noturnos com rodas de conversas, sendo que um deles contou com o show da Trupe Sonora Casa de Orates (Itajaí/SC), lançamento da revista "Ospália" (com textos escritos por palhaços), lançamento do livro "Palhaços do nosso povo" de Maria Lulú e Monique Franco (SP), debate sobre a produção da arte do palhaço e um Cortejo de Encerramento.

Toda a programação foi pensada pelo Projeto Ospália, grupo que pesquisa arte do palhaço, para fomentar esse segmento na região. “Nosso objetivo foi alcançado, trouxemos para o município palhaços de várias regiões do Brasil e um da Argentina, com apresentações de ótima qualidade”, comemora Charles Augusto, organizador do Encontro. As apresentações contaram com plateias diversificadas, desde artistas, crianças a idosos. “Um dos principais pontos positivos foi o acesso facilitado à programação, já que a maioria das atrações foi gratuita. Esse era o nosso propósito, aproximar a arte do palhaço com o público em geral, acredito que conseguimos”, arrisca Charles.

O 2º Ospália – Encontro de Palhaços foi promovido pelo Projeto Ospália, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, por meio da APM Terminals. Durante uma semana de evento reuniram-se em Itajaí, palhaços profissionais de Salvador (BA), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) Chapecó (SC), Criciúma (SC) Recife (PE), Itajaí (SC) e Argentina. Apesar do evento ter sido um sucesso, a expectativa é que em 2012 o Encontro tome maior proporção. “Foi uma vitória, mas queremos aproximar ainda mais o público e o palhaço, facilitar o acesso, lotar as apresentações e continuar apresentando essa arte”, conclui Charles.

O Projeto Ospália é pioneiro nos estudos sobre a arte do palhaço, além do Encontro de Palhaços, o coletivo de artistas produz a Revista Ospália e promove o curso de palhaço intitulado “Nos primeiros tropeços…”. O projeto existe desde o ano passado. Mais informações: www.ospalia.org
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS