quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/10/2011 | 15:22

FCDL/SC solicita ao governo reforço no policiamento pelo estado

 

O aumento do número de furtos e assaltos no comércio catarinense tem preocupado a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC). O caso mais recente e grave aconteceu em Forquilhinha, no sul do estado, onde o vice-presidente da CDL do município, Luiz Ceolin Izidoro, de 49 anos, foi vítima de roubo seguido de morte. Preocupado com a gravidade da situação e disposto a melhorar a segurança dos comerciantes, Sergio Medeiros, presidente da entidade, recorreu ao governador Raimundo Colombo (PSD) e solicitou reforço no policiamento estadual.

Em documento enviado ao chefe do Executivo, Medeiros reconheceu o esforço do governo na área da segurança pública, mas destacou a situação de vulnerabilidade dos varejistas. “O comércio, seja pelas mercadorias vendidas ou pelo manuseio de valores em espécie e cheques, está cada vez mais vulnerável. Cidadãos de bem estão acuados e atônitos. O lamentável é que a violência se estendeu também às pequenas cidades”, enfatizou. Ele acrescentou que sem um rigoroso esquema de policiamento ostensivo, câmaras de vigilância e investigação ágil e eficiente, não há como se prevenir o suficiente.

“São raros os relatos de quem nunca foi vítima de roubos, assaltos, arrombamentos ou sequestros, muitas vezes envolvendo familiares ou colaboradores. Os comerciantes de médio, pequeno e micro porte são os mais atingidos”, evidenciou. O dirigente lojista ainda destacou em carta ao governo do estado a necessidade de se trabalhar em várias frentes: “é urgente a atualização das leis dos códigos Penal, Processual e de Execuções Penais”, defendeu.

Parceria– No mês de julho, a FCDL e a Polícia Militar firmaram uma parceria para realização de palestras aos lojistas sobre como se prevenir contra a ação dos bandidos. Desde então, integrantes da PM têm realizado palestras nas CDLs do estado. Além do treinamento preventivo, está sendo distribuída cartilha informativa com dicas de como evitar a criminalidade nos estabelecimentos comerciais.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS