quinta, 18 de abril de 2024
Geral
25/10/2011 | 10:44

Projeto Ocupacional para detentos foi tema de reunião na ACII

 

Representantes da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), entidades parceiras, poder público e de segmentos ligados à segurança pública local estiveram reunidos na manhã de hoje (25) na sede da ACII discutindo possibilidades e modelos de gestão funcional para incluir um projeto ocupacional aos detentos da Penitenciária do Vale do Itajaí.

O encontro foi coordenado pela presidente da ACII, Maria Izabel Pinheiro Sandri e contou com a presença do diretor da Penitenciária Industrial de Joinville, Richard Harrisson Chagas dos Santos, que administra uma unidade modelo no estado catarinense. Ele apresentou o sistema funcional da unidade com uma realidade que foge do sistema carcerário nacional.

A unidade inclusive já foi tema de reportagem na Revista Veja de 25 de fevereiro de 2009 onde em seu conteúdo pode-se destacar o seguinte trecho: “Os pavilhões são limpos, não há superlotação e o ar é salubre, pois os presos são proibidos até de fumar. Muitos deles trabalham, e um quarto de seu salário é usado para melhorar as instalações do estabelecimento. Nada que lembre o espetáculo de horrores que se vê nas outras carceragens, onde a maioria dos presos vive espremida em condições subumanas, boa parte faz o que quer e os chefões continuam a comandar o crime nas ruas a partir de seus celulares”, texto Diogo Schelp.

Atualmente dos 366 apenados 300 deles trabalham dentro da penitenciária em 11 empresas que possuem convênio com a unidade prisional. Em sua totalidade, os números e imagens impressionam e estimulam a aplicação do modelo na cidade portuária. “Se deu certo em Joinville porque não podemos unir forças e implantar aqui”, disse a presidente da ACII.

O diretor destacou que a ação integrada entre o Estado e a iniciativa privada é muito positiva. Um reflexo direto seria o pequeno índice de reincidência, cerca de 11,51%, enquanto a média catarinense é de 80%. No final Ele parabenizou a iniciativa e destacou que “não existe sucesso se comunidade em geram não ajudar” comentou. “E isso tudo ainda quebrando paradigmas”, frisou.

O novo diretor da Penitenciária do Vale do Itajaí, Edemir Alexandre Camargo Neto, que chega a unidade transferido de Tijucas, destacou que o sistema prisional está passando por uma evolução e os próprios servidores estão tendo uma condição melhor de trabalho. “Temos que ter boa vontade e nos espelhar nos locais onde os trabalhos dão certo”, disse já adiantando que no início de 2012 pretende montar uma equipe de trabalho para receber orientações da unidade do Norte Catarinense. No final do encontro foi acordado pela presidente da ACII uma nova reunião para o dia 8 de novembro na sede da ACII, onde será tratado o projeto e cronograma de atividades a serem desenvolvidos, como também, todas as entidades e instituições envolvidas. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS