sexta, 19 de abril de 2024
Geral
21/10/2011 | 15:15

Projeto Voluntariado Social em Itajaí

 

Com o objetivo de promover experiências educativas pastorais através de ações solidárias em diferentes instituições sociais de Itajaí, cerca de 20alunos do Colégio Salesiano visitaram o Parque Dom Bosco na tarde desta quinta-feira, dia 20 de outubro.

 

Clemar Antonio Bianchi, do Serviço de Orientação Pastoral do colégio, explica que esta ação faz parte do Projeto Voluntariado Social, promovido para despertar a construção de um projeto pessoal de vida. “No Ensino médio deste ano, realizamos um projeto de orientação vocacional e profissional durante 4 meses,”  declara.

 

Segundo ele, o projeto foi dividido em dois momentos. O primeiro ficou caracterizado pela visita em quatro instituições sociais com focos e públicos distintos. APAE, que atende pessoas portadoras de necessidades especiais, Asilo Dom Bosco, que recebe idosos, CREDQ que tem o foco de atendimento em adolescente e jovens dependentes químicos e Parque Dom Bosco que oferece atividades de contraturno escolar para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Clemar esclarece que este momento foi de visitação e interação direta com cada realidade. “O tempo foi organizado privilegiando momentos de condução do processo por ambas as partes, tendo como riqueza conduzir e ser conduzido. Cada jovem fez registros com o objetivo de perceber que cada realidade tem um foco”, afirma.

 

Para Clemar o fio condutor foi o autoconhecimento tendo em vista o projeto pessoal de cada um. “Nas discussões, fomentou-se a possibilidade de fazermos um projeto a partir da nossa realidade em instituições que desempenham um trabalho voltado para esta dimensão, sendo chamado de “VOLUNTARIADO SOCIAL”.

 

Segundo Clemar este projeto procura dar uma resposta a sociedade individualista e egocêntrica, através de ações de solidariedade e gratuidade por parte da juventude.  “Ele nasce em função de tantas situações em que a vida e o amor encontram-se ameaçados. Os jovens procuram conhecer esta realidade, interagir de forma gratuita e solidária, e ao mesmo tempo pensar no seu projeto de vida. Esperamos atingir nossos objetivos, auxiliar os mais necessitados e aprender com o voluntariado social”, enfatiza.

 

O orientador explica também que o segundo momento será de voluntariado propriamente dito. “O jovem depois de conhecer as diversas realidades, poderá optar por uma e poderá fazer um processo mais direcionado e intenso por um determinado período. Aqui o jovem passa a realizar regularmente o voluntariado, assinando termo de compromisso e responsabilizando-se especificamente a uma instituição, com dia, hora e função previamente determinada”, finaliza.



JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS