sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/10/2011 | 14:44

Outubro Rosa ganha força em Itajaí Evento poderá ser oficializado na cidade através de Lei

 

Itajaí vivencia neste mês de outubro o Movimento Mundial Outubro Rosa, que tem o objetivo de informar a população feminina sobre a importância do exame clínico, da mamografia periódica e do autoexame das mamas.

 

Nesta terça-feira (18) a Vereadora Susi Bellini apresenta indicação na Câmara de Vereadores que encaminha ao Executivo Projeto de Lei que insti­tui oficialmente na cidade de Itajaí a campanha de prevenção ao câncer de mama, denominada mun­dialmente de “Outubro Rosa”. Para Susi, o movimento vem ganhando força na cidade e o projeto garante a continuidade das ações preventivas. “Desde o ano passado Itajaí aderiu ao movimento, que é importante para a conscientização. O projeto estimula a continuidade, quero que o Outubro Rosa seja efetivo no calendário de eventos da cidade”, disse a Parlamentar que tem participado da programação do movimento.

 

Desde o início do mês uma série de acontecimentos tem movimentado a cidade, nesta quarta-feira (19) o coral da Univali se apresenta às 20h em frente à Igreja Matriz, já na quinta-feira e sexta-feira (20 e 21) ações de orientação estão programadas para o hall de entrada do Itajaí Shopping, a partir das 14h. No dia 25, o Centro de Eventos do empreendimento recebe um bate papo com médicos especialistas da área, a partir das 19h30min.

 

Fizeram parte da programação a iluminação de pontos turísticos da cidade na cor rosa, a Caminhada das Vitoriosas - que reuniu mulheres que venceram o câncer de mama no calçadão da Hercílio Luz e Praça Irineu Bornhausen, a celebração de missa na igreja matriz do Santíssimo Sacramento e o uso da tribuna na Câmara de Vereadores. A Secretaria Municipal de Saúde também realizou palestra para profissionais que atuam na área e durante a 25ª Marejada a equipe de enfermagem que trabalha na festa usa fita rosa fixada no jaleco e orienta as visitantes sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

 

Em Itajaí o movimento é organizado pela Associação Amor Próprio e pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, com o apoio de empresas, entidades e poder público.

 

Sobre o Outubro Rosa

O movimento iniciou em 1997 nos Estados Unidos e vem conquistando o mundo. No Brasil a primeira iniciativa aconteceu em 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes a causa iluminaram de rosa em São Paulo o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera.

 

Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio.

 

Já em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades, com destaque para São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI e Poços de Caldas-MG.

 

Fonte: www.outubrorosa.org.br


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS