quinta, 18 de abril de 2024
Geral
06/10/2011 | 09:25

Shows didáticos aproximam o universo musical dos alunos da Rede de Ensino Público

Os alunos do Conservatório de Música Popular de Itajaí, que se matriculam na disciplina Prática Instrumental são desafiados  pelo professor Felipe Moritz à montarem uma banda e produzirem shows nos pátios das escolas. O objetivo é que crianças e adolescentes da Rede de Ensino Público conheçam um pouco mais o universo musical e que os futuros músicos tenham vivência de palco.

A ação oportuniza o contato dos alunos com a música de forma interativa, por meio das apresentações com abrangência educacional. “No show, os músicos apresentam vários instrumentos, estilos musicais e explicam os usos e as funções da música de forma didática”, salienta o diretor do Conservatório de Música de Itajaí, Oliver Dezidério.

A montagem das bandas e toda a produção são desenvolvidas pelos alunos do Conservatório durante o primeiro semestre letivo, já as apresentações ocorrem no final do ano. “Cada turma desenvolve o projeto de acordo com o nível e a quantidade de alunos. Neste ano, as apresentações já iniciaram e conta com uma banda de oito integrantes”, explica o professor Felipe.

O “Projeto Banda na Escola”, além de ter cunho pedagógico é um instrumento de profissionalização dos estudantes de música. “Fazer um show, não é só cantar, os músicos devem ter presença de palco, além de uma boa conversa com o público”, pondera Oliver. O projeto teve início em 2010, desde então, já atendeu mais de 20 instituições escolares.

A “aula-show” é sempre desenvolvida nas quartas-feiras, das 13h30min às 15h30min. De acordo com Moritz, a próxima apresentação está agendada para o dia 19 de outubro, nas instalações do Conservatório. “Como vamos apresentar para um centro educacional infantil situado próximo da instituição, aproveitaremos o nosso estúdio, o que também irá proporcionar uma apresentação com melhor qualidade sonora”, destaca.

As escolas que tiverem interesse em receber o projeto “Banda na Escola” podem agendar a apresentação no Conservatório de Itajaí, pelo telefone 3344-3895. A apresentação é gratuita, viabilizada pelo município, através do Conservatório de Música Popular de Itajaí.

Mais informações:

Conservatório de Música Popular de Itajaí – 3344-3895
Oliver Dezidério – Diretor do Conservatório de Música – 9989-1609
Felipe Arthur Moritz - Professor responsável pelo projeto – 48-9902-3437

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS