quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/09/2011 | 14:36

Aberta a Semana da Água

 

Com o tema “Rios e Ribeirões não são lixões”, foi aberta nesta segunda-feira, no Auditório Martin Schmeling, Porto de Itajaí, a Semana da Água 2011. O evento prossegue até a sexta-feira, 30, com palestras sobre temas relacionados à questão ambiental, visitas técnicas guiadas, oficinas e outras atividades interativas sócio-ambientais, com o objetivo de conscientizar a população a necessidade da preservação da água, elemento que está se tornado cada vez mais raro no planeta.

         “A realização desta semana relacionada à preservação da água é realizada em um momentos muito importante para o nosso porto e para nossa cidade, pelo fato de termos saído recentemente de uma enchente, que só não trouxe consequências mais graves para Itajaí e para os demais municípios instalados nas margens do Rio Itajaí-Açu devido às dragagens realizadas nos canais de acesso e bacia de manobras do porto e a montante, o que facilitou a vazão das águas”. A afirmação é do superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, que disse que o momento é de se repensar e refletir sobre o rio e seu papel.

         Ao mesmo tempo em que destacou a importância das dragagens realizadas, Ayres relembrou o grande montante de lixo que foi retirado do fundo do rio durante os trabalhos de aprofundamento, com destaque para pneus, redes de pesca, entre muitos outros objetos que obstruíam a vazão das águas. “A população precisa se conscientizar que nosso rio não é lixão, não é um depósito de materiais inservíveis. Constatamos os impactos dessas ações irresponsáveis em cada enchente que registramos”, disse Ayres.

         O diretor geral do Serviço Municipal de Água Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa), Flávio Faria, destacou que os cuidados com rios e ribeirões têm que ser constantes e não apenas quando acontecem as calamidades. “Esses cuidados são fundamentais para garantirmos a água no planeta. Precisamos educar, conscientizar e formar agentes multiplicadores, para garantirmos que nossos rios não sejam depósitos de lixo e também assegurarmos a preservação das nascentes, encostas e matas ciliares”, afirmou Faria.

         O superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), Paulo César dos Santos, informou que apenas 2% da água existente no planeta pode ser consumida e que, além disso, grande parte desse montante está em lugares de difícil acesso, como aquíferos de grande profundidade ou nas geleiras dos pólos. “Isso nos mostra que a água é um bem finito e precisamos cuidar do pouco que ainda nos resta”, disse. Para Sônia Alves, que na ocasião representou o prefeito Jandir Bellini, é muito importante o engajamento do Poder Público e das instituições, mas também é fundamental o envolvimento de cada cidadão nesse processo. “A conscientização de cada um é muito importante para que os objetivos de preservação sejam alcançados”, afirmou a chefe de gabinete da Prefeitura de Itajaí.

A realização da “Semana da Água 2011 – Rios e Ribeirões não são lixões” é da Autoridade Portuária de Itajaí, em parceria com a FAMAI, com o apoio da Prefeitura de Itajaí, Secretaria da Educação, Semasa, APM Terminals, SESC, Instituto Anjos do Mar do Brasil, Viveiro Fazenda Nativa e Associação Náutica de Itajaí (ANI).  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS