quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/09/2011 | 14:36

Hoje tem palestra e mobilização para o Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil

 

Nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), desenvolve atividades que marcam o Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil. O evento ocorre no Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, na Rua Estefano José Vanoli, bairro São Vicente.

 

Na parte da manhã, está programada uma mobilização em frente à Igreja para entrega de camisetas, adesivos e folders explicando para os que passarem pelo local o que é o Creas e o trabalho desenvolvido na instituição. No local também haverá brinquedos para as crianças. A partir das 14 horas, será apresentada a palestra “Combate à Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil”.

 

O Creas pretende com esta ação iniciar um trabalho por território, para que cada bairro possa receber informação sobre o tema, além de conhecer a instituição que oferece um suporte para as pessoas que sofrem qualquer tipo de violência em sua casa. No evento está prevista presença de ONG’s, escolas estaduais, públicas e particulares, autoridades públicas, entre outros.

 

Conheça o Creas
O Creas é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e se constitui numa unidade pública estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. O Centro conta com um conjunto de profissionais e processos de trabalhos que possibilitam apoio e acompanhamento especializado.

 

O Creas possui dois serviços distintos:
- Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi)
- Serviço de Proteção Social ao Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa.

 

O Paefi é um serviço de orientação, apoio e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos (negligência, violência física, violência psicológica, violência sexual, abandono).

 

No Paefi são atendidos idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, mulheres e suas respectivas famílias que estejam, de alguma forma, com seus direitos violados ou passando por situação de risco pessoal ou social.

 

Já o Serviço de Proteção Social ao Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa tem o objetivo de orientar o adolescente autor de ato infracional no processo de formação de sua cidadania.

 

Com isso, a ação possibilita ao adolescente a construção de um projeto de vida, incentivando o seu retorno à escola e a profissionalização, permitindo-lhe a reflexão sobre seus objetivos e expectativas futuras.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS