sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/09/2011 | 08:41

Alaor Tissot é reeleito presidente da FACISC

 

O empresário Alaor Tissot foi reeleito para mais um mandato na presidência da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. Tissot foi eleito por unanimidade entre os cerca de 50 presidentes de associações empresariais do Estado que estiveram presentes no evento realizado na tarde de hoje, 23/9, em São José.
 
No seu discurso o presidente recém reeleito ressaltou a importância do associativismo e da luta pelas causas empresariais. “Assuntos que influenciam a nossa pauta como a questão do aviso prévio e a votação do Supersimples sempre farão parte das nossas lutas, assim como as reformas tributárias e políticas, infraestrutura, entre outras”.
 
Entre as prioridades para a próxima gestão Tissot destaca a responsabilidade social empresarial e ambiental, o fortalecimento do Sistema FACISC, a representatividade e a melhoria do ambiente empresarial, que são as diretrizes da atual gestão.
 
A chapa conta ainda com Ernesto Reck de São Lourenço do Oeste como vice-presidente, Doreni Caramori Junior de Florianópolis como 1º diretor financeiro, Alberto Stringhini de Concórdia como 2º diretor financeiro, Uwe Stortz de São Bento do Sul como 1º diretor secretário, e Olvacir Fontana de Criciúma como 2º diretor secretário. No Conselho Fiscal, que também compõe a chapa estão como titulares: Álvaro Zambom dos Santos de Balneário Camboriú, Herrmann Suesenbach de Corupá e José Carlos de Souza de Tijucas, e como suplentes: Fredi Zmazek Goede de Pomerode,  Auri Marcel Bau de Caçador e Vitaliano Tonkiel de Maravilha.
 
Perfil
 
O empresário Alaor Francisco Tissot é natural de Curitiba no Paraná, mas desde 1968 mora em Florianópolis. Está envolvido com as causa empresariais desde o final da década de 70, quando ingressou na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
 
Tissot atualmente é presidente da Imperatriz Participações e Empreendimentos, e atua como investidor nos ramos hoteleiro, imobiliário e de reflorestamentos.
 
Associativismo
 
Ao ser reeleito presidente da FACISC, Alaor Tissot reafirma o compromisso e o seu comprometimento com o meio associativista. Ele atua desde o final da década de 70 junto às associações empresariais de forma voluntária e reconhece que é um grande entusiasta. “Sempre gostei de me dedicar em prol das causas empresariais”. Ele iniciou sua trajetória na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e na FACISC ao ser convidado para participar pelo então presidente das entidades Ody Varella. “Nessa época eu já viajava junto com a diretoria para as reuniões plenárias no interior do Estado”, relembra. Em 1984 foi eleito presidente da Acif. Foi reeleito para mais um mandato e ficou até 1988 frente à entidade. De 1995 a 1997 foi vice-presidente da FACISC. De 2001 a 2005 voltou a ser presidente da Acif. De 2001 a 2009 exerceu o cargo de vice-presidente regional da FACISC para a Grande Florianópolis. “Todo esse tempo que atuei como vice-presidente regional foi de muito aprendizado e dedicação. Estive ao lado do presidente Antonio Rebelatto e do Luiz Carlos em vários momentos, e pude representar a Federação na ausência deles por estar na Capital”. 
 
Tissot sempre atuou em defesa dos interesses da classe empresarial. Ele lembra que seu primeiro envolvimento foi pela luta para construção do novo aeroporto de Florianópolis. “Lutei para termos o aeroporto que temos hoje, e continuo na luta pela sua melhoria em nome da Facisc e da Acif”. Ele participou e organizou junto com uma comissão de empresários e representantes do trade turítico de uma reunião com o então ministro da Aeronáutica mediada pelo ministro da Educação na época, Jorge Bornhausen. “Realizamos um jantar com 400 pessoas para o Ministro e autoridades políticas e conseguimos que Florianópolis tivesse um aeroporto melhor. Agora lutamos novamente pela modernização e ampliação do aeroporto atual”.
 
O voluntariado é uma marca do empresário. Ele atua em diversas entidades como: o primeiro provedor da Irmandade Senhor Jesus dos Passos (Hospital de Caridade), Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente de Santa Catarina Maçonaria, presidente do Conselho da ONG Floripa Amanha, é diretor do Albergue Noturno Manoel Caudilho Vieira de Florianópolis, membro do Lions Clube Florianópolis Norte. Também atuou como tesoureiro do Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas e da Fetrancesc - Federação das Empresas de Transportes e Cargas de SC.
 
 No setor público
 
Apesar de não ser filiado a nenhum partido político, Tissot atuou como presidente da SC Parcerias de janeiro de 2007 a julho de 2008 convidado pelo governador Luiz Henrique da Silveira. O empresário reconhece que a experiência foi boa, mas vê que para o empresário é difícil atuar no setor político. "Tudo demora mais e é mais caro devido a burocracia. O próprio sistema criado trata todos como corruptos e a maioria das pessoas honestas que atuam no serviço público paga pela minoria que não é". 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS