quinta, 18 de abril de 2024
Geral
23/09/2011 | 08:42

Pissetti quer Centro de Vivência para o Idoso em Itajaí

 

“É uma revolução”. Assim o vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), referiu-se ao ante projeto que institui o Centro Dia de Vivência para a Melhor Idade em Itajaí, na noite de hoje (22). A proposta quer acolher e tornar mais ativos os idosos que não podem ser cuidados por suas famílias durante o dia. A expectativa é de que o prefeito, Jandir Bellini, sancione a Lei.

 

O documento elaborado por Pissetti explica que a instituição deve atender, em horário comercial, aos cidadãos com mais de 60 anos, que necessitam de cuidados especiais, mas com a possibilidade de tornar o trabalho integral. A preferência é dada ao cadastramento de lares carentes em que o responsável comprove a impossibilidade de acompanhamento diário.

 

A estrutura do “espaço da melhor idade” prevê acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e pedagogos. Dentre as atribuições do Centro estão o desenvolvimento de atividades de artesanato, culinária, costura, jardinagem, canto, educação física, e exercícios de memória e coordenação motora. “Eles estarão ocupados com afazeres que lhes farão se sentir úteis e produtivos, o que proporciona felicidade e alegria de viver”, diz Pissetti.

 

Caso a Lei entre em vigor, as Secretarias de Saúde, Educação e Promoção Social serão designadas ao planejamento do Programa, e inclusive a prestar serviços de transporte da pessoa atendida, na ida e volta, do Centro Dia para casa. “Vendo o crescimento do número de familiares que desejam internar ou institucionalizar seus idosos e a ausência de estrutura para absorver esta triste demanda, é meu dever buscar alternativas para minimizar esta realidade”, destaca o democrata.

 

A proposição ainda assegura ao Poder Executivo a realização de convênios com a iniciativa privada, órgãos federais e estaduais, para viabilizar a medida. “Temos que valorizar e garantir mais qualidade de vida a estes homens e mulheres que tanto fizeram a nós, filhos e netos (...) todos fazem parte de nossa história”, conclui o vereador.     


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS