sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/09/2011 | 11:24

Prefeito define ações de defesa civil em Itajaí

 

O Prefeito Jandir Bellini reuniu na manhã desta quinta-feira (08) o colegiado e convocou o Conselho Municipal de Defesa Civil para definir as ações necessárias para fazer frente às previsões de chuva recebidas pela Defesa Civil Estadual e estações meteorológicas.

 

Diante dessas informações, o Prefeito definiu grupos que irão atuar em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos de encosta. Também foram definidos dois abrigos que serão ativados caso necessário: no Salão Paroquial da Igreja de São Cristóvão em Cordeiros, e no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda.

 

A previsão do CEOPS Furb é de que às 18h o rio Itajaí Açu atinja 10 metros em Blumenau com desdobramentos em Itajaí. A Defesa Civil orienta os moradores da Canhanduba, Cidade Nova (margens do Itajaí Mirim), Imaruí (parte baixa), Murta e Cordeiros (parte baixa) a levantarem os móveis e buscarem abrigos seguros. Equipes da defesa Civil e da Prefeitura estarão nos locais sujeitos a alagamentos para orientar a população.

 

Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira, os locais com risco de deslizamento são: Ariribá, Loteamento Padre Jacó, Morro do Bem-te-vi, Vila da Paz, Nossa Senhora das Graças, Espinheiros e Limoeiro. Os moradores destes locais devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

 

A orientação da Defesa Civil é de que os moradores sigam as instruções das equipes de apoio que estarão nos locais de risco.

 

A Defesa Civil de Itajaí atende em regime de plantão no 199 e o Corpo de Bombeiros no 193. Os boletins meteorológicos podem ser acompanhados no www.defesacivil.itajai.sc.gov.br. Novos boletins serão emitidos sempre que necessário, atualizando as informações.

 

 

PREVISÃO DO TEMPO PARA ITAJAÍ E LITORAL NORTE:

 

Quinta-feira (08/09): A instabilidade continua no estado, céu encoberto com chuva em Santa Catarina. Os volumes de chuva previstos variam de 50 a 100mm, podendo ultrapassar este valor especialmente no centro sul do estado. Persiste o risco de alagamentos e deslizamentos. Temperatura em pequena elevação. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (09/09): Nas regiões do Planalto Sul, Litoral Sul e Vale do Itajaí, chuva na madrugada e manhã, com melhoria no decorrer do dia. Nas demais regiões, chuva melhorando no decorrer do dia. Temperatura em elevação. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

O total pluviométrico esperado para este período poderá ficar em torno do equivalente ao esperado para todo o mês de setembro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS