terça, 16 de abril de 2024
Geral
06/09/2011 | 14:47

Clínica de vela e competição juvenil movimentam passagem da VOR pelo Brasil

Itajaí se prepara para receber a maior regata de volta ao mundo do planeta, a Volvo Ocean Race. Contudo, a prova promete trazer uma série de benefícios para a cidade, entre eles a oportunidade de ampliar o contato de jovens com a vela.

Durante a parada da VOR, programada para abril de 2012, a organização da prova irá realizar a Volvo Ocean Race Academy, um projeto inédito que envolve clínica de vela e regata para a garotada. O objetivo é promover o primeiro contato com o esporte, bem como fazer os jovens explorarem suas habilidades no ambiente da vela. A iniciativa da VOR tem apoio da Federação Internacional de Vela (ISAF) e da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).

O projeto, que tem coordenação de Katie Hearsum, será realizado em todas as paradas da competição e pretende atingir 14 mil crianças e famílias sob uma experiência única e prazerosa. Serão programadas visitas nas escolas locais para divulgar a Academia e fazer o recrutamento de participantes.

"A Volvo Ocean Race tem se comprometido à aprimorar a vela juvenil e tem encorajado os mais novos à cair na água. Com esse contato experimental,nós esperamos atrair crianças e jovens locais para o mundo da vela e, claro, para nossa regata. Além disso, nos queremos deixar um legado para cada cidade-sede e por isso iremos trabalhar com os clubes locais para alcançar nossas metas", explicou Knut Frostad, CEO da Volvo Ocean Race.

Durante a clínica, os jovens participantes irão desenvolver suas habilidades na água de maneira descontraída. Depois disso, oito equipes serão formadas irão participar de uma regata. Cada equipe terá quatro componentes e a VOR Academy irá providenciar os barcos.Os vendedores de cada regata, ou seja uma equipe representante de cada Stopover, serão convidados a participar de uma regata final, que será realizada na cidade de Galway, na Irlanda, em data próxima ao término da VOR.

Além de aproveitar as paradas para fomentar a vela entre os jovens, a VOR Academy decidiu agregar o windsurf à programação. Serão dois dias de competição, que reunião meninos e meninas, com uma grande final entre os três melhores competidores.

Academia júnior da VOR valoriza classe Optimist, base de muitos campeões da vela mundial - A VOR Academy irá introduzir os jovens velejadores à classe Optimist, a maior categoria juvenil da vela. Atualmente existem mais de 132 mil praticantes registrados em todo mundo.

A iniciativa da VOR contribui para dar mais visibilidade à categoria, que inclusive foi o ponto de partida de muitos atletas olímpicos e mesmo velejadores da VOR, como Iker Martinez, comandante do barco espanhol Telefónica.

O medalhista olímpico, que faz sua segunda participação na VOR nesta 11ª edição, comenta que a classe é uma excelente forma de treino. "Acredito que a classe é muito importante porque quando se é jovem vc aprende tudo rapidamente. A classe Optimist é uma base importante para crianças, elas se saem bem mesmo sem saber exatamente o porque. Aqueles que velejam bem nessa categoria, mostram-se talentosos para seguir na vela", comenta Iker Martines, que tem um ouro e uma prata olímpicos e na VOR venceu quatro In-Port Races com o Telefónica Blue (2005-06).

Um total de 40 Optimists serão formados para a regata local, que ocorrerá no final de semana anterior à In-Port Race e Leg Star de cada parada.

Cronograma da Volvo Ocean Race Academy em Itajaí (2012):

RS:X Windsurfing -
11 e 12 de abril
Clínica de vela - 13 de abril
Regata- 14 e 15 de abril

Volvo Ocean Race - A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante no dia 29 de outubro de 2011 e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).

Seis equipes já estão confirmadas na disputa e os preparativos seguem a todo vapor nas paradas para que em novembro seja dada a largada para uma das maiores provas da vela mundial.

A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.

Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com
 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS