sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/08/2011 | 14:22

Estudantes de Itajaí e Balneário Camboriú treinam para Olimpíada do Conhecimento

 

A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional das Américas, este ano terá a participação de quatro alunos da região da foz do rio Itajaí. A novidade será a participação de estudantes de Balneário Camboriú, que pela primeira vez participam da competição e vão demonstrar o que aprenderam nas áreas de vestuário e construção civil. Já Itajaí terá um representante na ocupação de Eletricidade Predial, que vai participar de uma prova que envolve conhecimentos teóricos e práticos.

A Olimpíada do Conhecimento, que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de outubro, vai envolver mais de 120 futuros profissionais de 20 cidades, com provas distribuídas por 13 municípios. Os jovens do Vale do Itajaí vão disputar vagas para a etapa nacional e, para conseguir o ouro, complementam seus estudos para chegar ao nível dos melhores do Brasil em suas áreas.

Os estudantes de Balneário Camboriú e Itajaí competem nas ocupações de Aplicação de Revestimento Cerâmico, Eletricidade Predial, Design da Moda (Vestuário) e Confecção de Roupas. Em provas contextualizadas, que simulam situações típicas da indústria, os estudantes mobilizam conhecimentos, habilidade e atitudes necessários ao desempenho de atividades existentes no meio industrial. Para isso, eles precisam seguir padrões de qualidade e produtividade. Na etapa estadual da edição de 2009 da Olimpíada do Conhecimento, o aluno do SENAI em Itajaí Osmar Pedro de Souza foi bronze na ocupação de Soldagem.

Camila Gabriela Vanelli será a representante de Balneário Camboriú na ocupação de Design da Moda - Vestuário e por isso está em um intenso treinamento desde maio. Estudante de um curso superior de moda em outra instituição, a jovem de 21 anos viu no curso de aprendizagem industrial de Desenhista de Produto de Moda uma oportunidade para complementar e ampliar sua formação. "O curso do SENAI é bem prático. E os professores têm a preocupação de contextualizar o conteúdo, explicar como será no mercado de trabalho. E com isso, ao aprender algo, já sabemos onde será usado", explica a estudante.

Outra participante da área do vestuário será Shayenne Ribeiro, de 18 anos, que compete na ocupação de Confecção de Roupas. Para a prova, ela terá que ter pleno domínio sobre como fazer uma ficha técnica de roupa, tirar medidas e fazer modelagem, além de conhecer diferentes tipos de tecidos e máquinas de costura. Por isso, a estudante afirma que a preparação para o torneio está servindo como incentivo a sua formação. "Com o treinamento, passei a perguntar muito mais e todos os professores estão ajudando", ressalta.

Para o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, eventos como a Olimpíada do conhecimento incentivam a evolução contínua de alunos e docentes, além de promover o intercâmbio de experiência entre os profissionais que compõe o SENAI. Também é uma forma da instituição melhorar constantemente a educação profissional oferecida.

Conheça os representantes de Itajaí e Balneário Camboriú

Aplicação de Revestimento Cerâmico - Roberto Ecker (Balneário Camboriú)
Eletricidade Predial - David Bittencourt (Itajaí)
Design da Moda - Vestuário - Camila Gabriela Vanelli (Balneário Camboriú)
Confecção de Roupas - Shayenne Eccel Ribeiro (Balneária Camboriú)

Sobre o SENAI Santa Catarina

O SENAI/SC apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS