quinta, 18 de abril de 2024
Geral
24/08/2011 | 16:50

Volvo Ocean Race : velejador brasileiro elogia parada de Itajaí (SC)

A Volvo Ocean Race (VOR), maior regata de volta ao mundo, terá novamente um brasileiro velejando pelos mares do planeta. João Signorini, o Joca, fará parte do Team Telefónica, barco espanhol comandado por Iker Martínez na competição. O velejador do País disputará sua terceira VOR e será watch captain (chefe de turno) a bordo do veleiro Ibérico.

Feliz por competir no Brasil na Volvo Ocean Race, Joca elogiou a parada de Itajaí, no litoral catarinense. "A parada no Brasil é sempre muito especial para todos os velejadores, pois finaliza a tão esperada etapa que cruza o Cabo Horn (Ponto de Terra mais ao sul do planeta). Nada como a receptividade brasileira depois de dias de velejada nos mares do sul", projetou Joca Signorini.

O velejador do Telefónica nunca disputou regatas em Itajaí, mas acredita que a parada brasileira da volta ao mundo será uma das mais animadas. "Mal posso esperar para a chegada em Itajaí e para a regata in-port. Com certeza a festa será muito bonita".

A Volta ao Mundo - A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante em novembro de 2011 e terá uma parada no Brasil, em abril de 2012, em Itajaí - Santa Catarina. A volta ao mundo termina na cidade irlandesa de Galway, em julho de 2012. "Estou muito feliz de trazer minha experiência olímpica e de duas VOR para a equipe", afirmou Joca Signorini.

O velejador espera repetir o sucesso da última edição, quando foi campeão. Por isso, foi convocado pelos espanhóis por sua experiência e "visão" dos desafios a serem enfrentados nos nove meses de competição.

A bordo do Telefónica (ESP), Joca Signorini terá a função de watch captain por causa de seus conhecimentos no barco Volvo Open 70. O ‘chefe de turno’ será responsável por decisões rápidas entre a tripulação.

"Parte do meu trabalho é definir o dia-a-dia da viagem em conjunto com o comandante e o navegador. A vitória do ano passado me dá mais experiência, que poderá ser passada aos tripulantes. Nosso objetivo é ganhar regata e nossa preparação, com desenvolvimento das velas e do barco, está sendo feita de maneira correta", disse Joca Signorini.

Em duas participações na VOR, Joca Signorini foi terceiro colocado em 2005-06, com o barco Brasil 1, e conquistou o topo do pódio em 2008-09, com o sueco Ericsson 4, comandado pelo também brasileiro Torben Grael.

"Esse ano, as regatas serão equilibradas. Coloco cinco equipes como favoritas ao título da Volvo Ocean Race. O time espanhol tem experiência de campeões olímpicos e nossos treinos mostram que estamos preparados para o desafio. Todos no Telefónica estão focados em um único objetivo que é conseguir o melhor resultado", contou Joca Signorini.

Susto com a baleia - Joca Signorini só não gosta de se lembrar de agosto de 2005, quando estava a bordo do Brasil 1, seguindo para a Europa para a primeira participação na VOR e o barco se chocou com uma baleia, após saírem de Fernando de Noronha. O saldo da colisão foram três costelas quebradas. Apesar do acidente, o velejador teve tempo de se recuperar e voltar para a regata levando o time brasileiro à terceira colocação.

Especialista na classe Laser, Joca Signorini passou também pelas classes Optimist e Europa. Em 2000, pelo porte físico apropriado para barcos maiores, decidiu mudar para a classe Finn. Foi nessa categoria que ele representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, ficando na 10ª colocação. Joca não foi à Pequim-2008, justamente por escolher participar pela segunda participação da Volvo Ocean Race.

Entre os títulos conquistados pelo velejador carioca estão o do bicampeonato brasileiro 2002/03 e o sul-americano de 2002 de Finn. Na classe Europa, Joca Signorini foi bicampeão do ranking estadual do Rio (1993/94) e, na categoria de entrada da vela, a Optimist, ele foi campeão estadual fluminense de 1988.

Volvo Ocean Race As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).

Sete equipes já estão confirmadas na disputa e os preparativos seguem a todo vapor nas paradas para que em novembro seja dada a largada para uma das maiores provas da vela mundial.

A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata do Porto, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.

Mais informações : www.volvooceanraceitajai.com
 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS