quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/08/2011 | 13:25

Estrutura e funcionamento da Alfândega foi pauta de reunião

A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) recebeu na reunião de Diretoria desta segunda-feira (22) o Inspetor da Receita Federal (RF) em Itajaí, José Carlos de Araújo. Antes, porém da pauta principal do encontro, a presidente da ACII, Maria Izabel Pinheiro Sandri, falou sobre o Deputadômetro, projeto lançado pela Facisc na Alesc e que gerou inicialmente algumas reações adversas e muita repercussão. “Nesta terça-feira haverá uma reunião na Federação para alinharmos os critérios do Deputadômetro. A ACII está ao lado da FACISC neste projeto, pois nosso objetivo é sempre dar informação aos nossos associados e empresários”, disse Maria Izabel.

Logo em seguida a presidente da ACII passou a palavra ao inspetor da RF que decorreu informações relativas ao funcionamento da alfândega após a transformação sofrida no início do ano. Na Portaria 587, a qual implantou o novo Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), a então Delegacia da Receita Federal de Itajaí passou por processo de reestruturação e a partir de 21 de fevereiro, operando como Aduana do Porto de Itajaí e Agência da Receita Federal de Itajaí.

Segundo Araújo, esse processo fez com que a unidade voltasse a trabalhar com dois pilares: agilidade e controle. “Com a alfândega não cuidamos mais de tributos internos. Somos responsáveis pelo controle aduaneiro”, explicou. Com auxílio de audiovisual, o inspetor apresentou as responsabilidades da estrutura, a distribuição das delegacias, alfândegas e inspetorias no Brasil, além de passar um contexto geral da situação dos portos no país.

No final da apresentação foram repassados as questões quantitativas de despachos tanto de importação como exportação com comparativos que destacaram a agilidade e o tempo de resposta na estrutura em Itajaí.  “Com a alfândega fomos a primeira unidade a implantar o Centro de Atendimento Aduaneiro, o que facilitou e acelerou muito os despachos”, comentou.  Além do Cat Aduaneiro, também foram destacadas outras medidas adotadas nos últimos meses e os projetos que vem sendo desenvolvidos. A presidente da ACII, ressaltou que a entidade continuará seus esforços para tornar para tornar ainda mais forte a estrutura da Refeita Federal em Itajaí.

Para finalizar a reunião o coordenador da Câmara do Porto (CP), Christian Werner Neumann, falou sobre o sucesso da IIV Feijoada Aportando Ideias, ocorrida no último sábado (20) e agradeceu aos patrocinadores e apoiadores.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS