sábado, 20 de abril de 2024
Geral
18/08/2011 | 17:25

Deputado Volnei Morastoni participa do lançamento do plano para reduzir taxa de mortalidade prematura por doenças crônica

O Deputado Volnei Morastoni (PT), representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina - na condição de presidente da Comissão de Saúde - participou, hoje (18) em Brasília, do lançamento do plano para reduzir taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas. O lançamento aconteceu no Fórum Nacional de Apresentação do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), cuja meta é diminuir em 2% ao ano a taxa de mortalidade prematura por enfermidades como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou, na abertura do evento, que “a colaboração de todos os setores sociais é essencial para o enfrentamento dessas doenças: indústria, escola e, principalmente, o papel das famílias é primordial, pois estamos falando de hábitos de vida: alimentação saudável, exercícios físicos.”

A taxa de mortalidade prematura – até os 70 anos - por este tipo de doença é de 255 a cada grupo de 100 mil habitantes. Com a proposta, espera-se chegar a taxa de 196 por 100 mil habitantes em 2022. O Plano, que reúne ações para os próximos dez anos, é a resposta brasileira a uma preocupação mundial: estima-se que 63% das mortes no mundo, em 2008, tenham ocorrido por DCNT; um terço delas, em pessoas com menos de 60 anos de idade.

O tema do Fórum é preparatório para reunião na Organização das Nações Unidas (ONU), sobre o tema na próxima Assembleia Geral de alto nível, que ocorrerá em Nova York (EUA), em setembro, quando serão estabelecidos compromissos e prioridades mundiais.

O Deputado Volnei Morastoni destacou a importância das ações do Ministério. “Há um avanço dos índices das doenças crônicas não transmissíveis no mundo e, com o plano para reduzir taxa de mortalidade prematura por essas doenças, o Ministério da Saúde desenvolve medidas relevantes para promoção da saúde e no seu tratamento integral”.

 

Deputado na defesa da inclusão das doenças não transmissíveis na Agenda do Milênio

 

No dia 20 de julho, Morastoni participou da audiência - agendada pelo seu mandato - com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhando a Presidente da Associação Brasileira de Portadores de Câncer, Leoni Margarida Simm, para reivindicar junto ao Governo Federal a inclusão das enfermidades não transmissíveis – câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas –, na Agenda do Milênio, na Reunião de Alto Nível da ONU.

A audiência foi resultado da solicitação que o Deputado recebeu, no dia 14 de junho, do grupo da Associação Brasileira de Portadores de Câncer, para defender junto ao Governo Federal a inclusão das enfermidades não transmissíveis (ENTs) na Agenda do Milênio.

Na plenária da Alesc, no dia 15 de junho, o Deputado leu a solicitação da AMUCC e manifestou apoio à inclusão da proposta nos Objetivos do Milênio e comprometeu-se em construir uma agenda junto ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS