sexta, 19 de abril de 2024
Geral
15/08/2011 | 09:37

Equipaindustria potencializa o mercado de petróleo e gás em Santa Catarina e supera expectativas

Profissionais e empresários interessados em conhecer oportunidades de negócios no setor de petróleo e gás participaram do evento que já tem data para 2012: de 07 a 10 de agosto, no pavilhão Centreventos.

O evento Equipaindustria Itajaí 2011 trouxe para a região do Vale do Itajaí empresas e entidades motivadas a conhecer e se envolver nas questões e negócios do mercado de petróleo e gás. De 09 a 12 de agosto, os 7.800 visitantes que estiveram presentes no pavilhão Centreventos, em Itajaí, encontraram uma exposição com 83 empresas do segmento, além de programadas ações de negócios com importantes parcerias como SEBRAE/SC e Petrobras. "O evento atingiu seus objetivos quando foi o cenário perfeito para a aproximação de empresários entre si na realização de importantes negócios e também se constitui em um fórum de debates sobre as oportunidades do mercado e ações socioambientais e perspectivas do futuro próximo reservado para Itajaí e região sul do Brasil", afirma Pedro Thadeu Silva, presidente do Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental - ITAESA, organizador do Equipaindustria.

A Petrobras marcou presença no evento como patrocinadora e disponibilizou em seu estande um posto avançado do Canal Fornecedor, programa que realiza o cadastramento de empresas para o fornecimento de bens e serviços para a estatal. O balanço dos atendimentos do Canal Fornecedor durante o Equipaindustria foi extremamente positivo com o cadastramento efetivo de segmentos variados como engenharia, metalurgia e instalações elétricas, inclusive concluindo e emitindo certificados para algumas empresas. A partir de agora estas empresas estão aptas a participar das licitações promovidas pela Companhia. No local, também esteve presente o Programa Progredir que esclareceu dúvidas do empresariado local e registrou um número considerável de atendimentos.

Propiciando encontros de negócios entre âncoras e micro e pequenas empresas, o SEBRAE/SC realizou, nos dias 09 e 10, a Rodada de Negócios voltada ao mercado de petróleo e gás. As empresas fornecedoras de produtos e serviços tiveram a oportunidade de estar frente a frente com grandes empresas do setor offshore, como Irmãos Zen, Eletro Aço Altona, Ciser, Wetzel, Tuper, Metalurgica Riosulense, Atus, Petroserv, UO BS- Santos, UO BC - Campos, UO RPBC, UO REVAP, TIC - RJ, UO SUL-COMPARTILHADO, TRANSPETRO, UO REPAR - Bens/Serviços e ONIP. O balanço foi de 374 encontros em dois dias de Rodadas de Negócios que tiveram 150 empresas participantes e superaram as expectativas dos organizadores. O principal objetivo da Rodada foi atingido: inserir o empresariado regional nas negociações do mercado de petróleo e gás, sendo que no total aproximadamente 60% destas empresas que participaram estão instaladas no estado de Santa Catarina. Após a Rodada foram concretizados R$ 2 milhões no momento do evento e mais R$ 40 milhões em novos negócios serão concretizados nos meses subsequentes.

Além da Rodada de Negócios, o SEBRAE/SC inseriu ainda a Sessão de Negócios na programação do evento. Nos dias 11 e 12 foram 143 empresas que realizaram apresentações de seus produtos e serviços para todas as participantes. A proposta foi promover uma breve exposição e iniciar relacionamentos com visão de negócios futuros. 18 empresas participaram do Workshop Inovação, 30 empresas dos Encontros Empresariais e 258 empresas passaram pelo atendimento do Espaço Institucional do SEBRAE/SC.

No estande do ITAESA, onde foram realizadas mini palestras que levaram conhecimentos nas áreas de exploração de energias renováveis e não-renováveis, novas alternativas de produção energética e projetos de sustentabilidade passaram aproximadamente 1.200 pessoas nos quatro dias de evento.

O Equipaindustria Itajaí 2012 já tem data programada para o próximo ano: de 07 a 10 de agosto, no mesmo local. O sucesso deste ano contou com o patrocínio master da Petrobras e patrocínio bronze da Caixa Econômica Federal, o apoio da Prefeitura de Itajaí, SEBRAE/SC, Associação Empresarial - ACII, SENAC, Porto de Itajaí, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC, Associação Empresarial de Blumenau - ACIB, ACIJ, ACIBR, Facisco, Abendi, Simmmers, Associação Comercial e Industrial de Joinville, Associação Intersindical Patronal de Itajaí, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, do SENAI, Parque Unipraias e CREA/SC.

SOBRE O EQUIPAINDUSTRIA ITAJAÍ
Realizado pelo ITAESA com patrocínio da Petrobras, o evento pioneiro no estado voltado à cadeia produtiva de petróleo e gás acontece no Pavilhão Centreventos, em Itajaí/SC. Além do espaço para exposição das empresas, o EQUIPAINDUSTRIA ITAJAÍ realiza a Rodada de Negócios, em parceria com o SEBRAE, as Sessões de Negócios e palestras com temas relacionados ao setor.

SOBRE O ITAESA
O Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental - ITAESA promove e estimula ações voltadas a pesquisas nos segmentos de tecnologia, energia e sustentabilidade nas regiões onde está presente. O Instituto realiza três eventos que são de extrema importância para a geração de negócios que compreendem empregos e investimentos na cadeia produtiva de petróleo e gás e nos segmentos tecnológicos, de energias renováveis e não renováveis e de sustentabilidade ambiental.

Para mais informações sobre o evento, acesse
www.equipaindustria.com.br/itajai ou entre em contato: (47) 3346-0455 / (11) 3186-3744
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS