quinta, 28 de março de 2024
Geral
11/08/2011 | 09:23

Complexo do Itajaí é mostrado na Equipaindústria Itajaí

“A retomada e o fortalecimento da Indústria Naval Brasileira e a adaptação de Portos e Estaleiros para suprir a demanda offshore” foi o tema da apresentação que o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, fez no segundo dia do Equipaindustria Itajaí, Evento Multissetorial do Petróleo e Gás, realizado de 09 a 12 de agosto, no Centreventos Itajaí.

Ayres abriu sua palestra com uma apresentação do Complexo Portuário do Itajaí como um todo – abordando o Porto Público e demais terminais privativos que compõem o Porto Organizado, a localização estratégica, o crescente histórico de movimentação – e falou dos novos desafios do Porto, que estão atrelados ao atendimento aos novos navios que ingressam no mercado da navegação e à demanda gerada pela exploração de petróleo e gás na camada pré-sal.

Em dois anos de atividades, segundo a Petrobras, a Unidade de Exploração Sul da empresa, com sede em Itajaí, já supera toda a produção das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ainda em fase de testes, tem uma produção diária de 25 mil barris. O excelente resultado incluiu a região em um plano de investimento de US$ 224 bilhões entre os anos de 2011 e 2015, que representa o maior investimento mundial do setor.

“A exploração do pré-sal trará para o Complexo de Itajaí a possibilidade de operações offshore (atividade no mar), e de supply-boats (embarcação de suprimento) e precisamos adequar a nossa infraestrutura, não somente do Porto Público, como também dos demais terminais, para atender essa importante fatia de mercado”, disse Ayres.

O especialista destacou que estudos para operações de offshore graças à descoberta de petróleo na camada do pré-sal da costa brasileira podem incrementar a navegação de supply-boats na costa catarinense e que Itajaí tem condições de dar apoio aos fornecedores do pré-sal, além de implantar outras atividades na área portuária, como o reparo de pequenas embarcações, entre outros serviços ligados direta e indiretamente à atividade.

         Entre as ações da Autoridade Portuária de Itajaí para atender a demanda da Petrobras e dos novos navios que ingressam na navegação mercante, Ayres relacionou os projetos de dragagem e alargamento do canal de acesso ao Complexo Portuário – que possibilitarão operações com navios de 300 a 325 metros de comprimento, boca de 40 a 45 metros e capacidade de carga de 7 mil a 7,5 mil TEUs (Twenty-foot Equivalen Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) –, o projeto de recuperação e reforço do Molhe Norte e a melhoria dos acessos rodoviários.

Ayres mencionou ainda a construção da Via Expressa Portuária, obra do Governo Federal executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), para a qual há um convênio com a Prefeitura de Itajaí para as desapropriações das áreas por onde a via vai passar e o Porto de Itajaí já executou os projetos.

“Também é fundamental que implantemos a ‘Hidrovia do Rio Itajaí-Açu’, que vai possibilitar a instalação de outros terminais portuários a montante, que tendem a contribuir para atender a demanda da Petrobras e proporcionar aumento na movimentação da atividade de apoio às plataformas de petróleo”, acrescentou. Ayres destacou ainda a importância de uma nova bacia de manobras para o Complexo e a instalação do sistema de navegação VTMS (Vessel Traffic Management Systems).

Com relação ao entrosamento Porto/Cidade, Ayres abordou os projetos de ampliação do Terminal de Cruzeiros de Itajaí, o arranjo produtivo local do Complexo Portuário do Itajaí – que vai agregar qualidade aos serviços oferecidos no município –, a construção da Race Village – para sediar a etapa Itajaí da Volvo Ocean Race –, além dos projetos do Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí e do Centro Comercial Portuário.

Para o Prefeito Jandir Bellini, Itajaí precisa estar preparada para este ‘pool’ de empresas que virá para Itajaí nos próximos anos, em decorrência da atividade da Petrobras. “Os anúncios da empresa são a certeza de que estamos no caminho certo”, disse.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS