sexta, 29 de março de 2024
Geral
10/08/2011 | 09:10

Itajaí se insere definitivamente no mercado do petróleo e do gás

Em dois anos de atividades, a Unidade de Exploração Sul da Petrobras, sediada em Itajaí, já supera toda a produção do norte e do nordeste do Brasil. E ela integra um plano de investimento da Petrobras na ordem de U$ 224 bilhões entre este ano e 2015, o que representa o maior investimento mundial no setor. Estas informações foram apresentadas pelo representante da Unidade de Exploração Sul da Petrobras, Edson Machado, na tarde desta terça-feira (09), no Centreventos, durante a abertura da segunda edição do Equipaindustria Itajaí, Evento Multissetorial do Petróleo e Gás.

 

Para o Prefeito Jandir Bellini, as notícias trazidas pelo representante da Petrobras no evento são a certeza de que o Equipaindustria vem em boa hora. “Itajaí se sente honrada em receber a segunda edição deste grande evento e assim, se insere neste novo contexto da economia nacional, que é a indústria do petróleo e do gás.” Segundo o Prefeito, “precisamos estar preparados para este ‘pool’ de empresas que virão para Itajaí nos próximos anos. Os anúncios da Petrobras são a certeza de que estamos no caminho certo e esta segunda edição do Equipaindustria nos dá a certeza de que o futuro está aqui”.

 

A abertura do Equipaindustria Itajaí 2011 reuniu autoridades municipais e regionais, empresários e representantes de diversas áreas ligadas à cadeia produtiva e do petróleo e do gás. O evento segue até sexta-feira (12) no Centreventos e tem a expectativa de reunir um público visitante de cerca de oito mil pessoas.

 

De acordo com o presidente do Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental (Itaesa), organizador do evento, Pedro Thadeu Silva, a segunda edição do evento representa uma resposta às oportunidades geradas no mercado do petróleo e gás com a advinda do pré-sal. “E Itajaí e região respondem de forma significativa ao desafio de realizar esta importante atividade. Esta é a oportunidade de mostrar a pujança e a força de Itajaí no mercado da tecnologia e do gás”.

 

Ao discursar em nome da autoridade portuária de Itajaí, o superintendente Antônio Ayres dos Santos Júnior disse que o Porto se sente honrado em participar do evento. “Itajaí está, sem qualquer sobra de dúvida, no caminho dos negócios das empresas dos setores de petróleo e gás. O município está se preparando para esse novo desafio, bem como o nosso Complexo Portuário, que já tem plenas condições de atender às demandas relacionadas às atividades de prospecção e exploração”, afirmou o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior.

Ayres, inclusive, será um dos painelistas do segundo dia Equipaindústria em Itajaí. O superintendente vai abordar o tema “A retomada e o fortalecimento da Indústria Naval Brasileira e a adaptação de Portos e Estaleiros para suprir a demanda offshore”.

 

O evento

 

Até 12 de agosto, Itajaí vai ser o foco do tema petróleo e gás no país. O evento Equipaindustria Itajaí 2011 traz para o Estado de Santa Catarina o fomento deste mercado em pleno desenvolvimento na economia nacional e reúne empresários para participar de encontros de negócios entre empresas fornecedoras e compradoras. O evento acontece na região que tem recebido destaque neste cenário, com potencialidade para grandes oportunidades de negócios no setor, estimulada pelo início de operações nos campos de Tiro e Sídon e a instalação de uma Unidade de Negócio da Petrobras.

A Petrobras, que tem investimento na ordem de US$224,7 bilhões, entre 2011 e 2015, marca presença no Equipaindustria como patrocinadora, expositora e âncora de negócios. Unidades de compras da Petrobras estarão presentes no local ampliando as possibilidades de empresas participarem dos processos de cadastramento e fornecimento de bens e serviços à Estatal.

Com o patrocínio master da Petrobras e patrocínio bronze da Caixa Econômica Federal, o evento conta também com o apoio da Prefeitura de Itajaí, Sebrae/SC, Associação Empresarial (ACII), Senac, Porto de Itajaí, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), ACIJ, ACIBR, Facisco, Abendi, Simmmers, Associação Comercial e Industrial de Joinville, Associação Intersindical Patronal de Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí, Senai, Parque Unipraias e Crea/SC.

O Equipaindustria Itajaí 2011 é voltado para os segmentos de petróleo e gás, petroquímica, química, construção naval, siderurgia, metal-mecânica, portos e meio ambiente.

 

 

 

Informações adicionais:

www.equipaindustria.com.br/itajai/

 

Fotos: Nelson Robledo


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS