sábado, 20 de abril de 2024
Geral
08/08/2011 | 15:02

Balneário Camboriú ganha biblioteca sustentável

Uma das primeiras edificações do país com etiqueta nacional de eficiência energética do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e Programa Nacional de Conservação de energia Elétrica (Inmetro/Procel) será inaugurada, no dia 10 de agosto, às 17 horas, em Balneário Camboriú.

 

A construção, com 960m², terá dois pavimentos e abrigará a biblioteca comunitária do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Balneário Camboriú. Rafael Prado Cartana, arquiteto e urbanista responsável pelo projeto, explica que, para a concepção do prédio, foram adotados critérios de arquitetura sustentável e eficiência energética como sistemas de ar condicionado e iluminação eficientes, isolamento térmico de paredes e cobertura além de iluminação e ventilação naturais.

 

“Levamos em consideração a orientação solar. Desse modo, ele não aquece no verão e permite que o Sol do inverno ajude no aquecimento do ambiente. Todos os aparelhos têm consumo de energia A ou B. Também usamos lâmpadas mais eficientes que tem vida útil longa e menos consumo e fomos além do exigido pelo Inmetro, adotando sistema de distribuição da iluminação natural que permitirá diminuir o uso de lâmpadas durante o dia”, pontua Rafael.

 

Além disso, por ser pré-fabricada, a edificação gerou pouco resíduo que, por sua vez, recebeu descarte adequado. Dentro, ainda, do conceito de sustentabilidade, a construção reaproveitará a água das chuvas no sistema de descargas, que equivalem a 76% do consumo do prédio.

 

A nova biblioteca será aberta para a comunidade e contará com 23.655 títulos e 72.421 exemplares. Ela ainda estará integrada ao Sistema Integrado de Bibliotecas da Univali (Sibiun). A cerimonia de inauguração é gratuita e aberta ao público.

 

Serviço

O que: inauguração da Biblioteca Comunitária da Univali Balneário Camboriú

Quando: 10 de agosto, às 17 horas

Onde: Campus da Univali – 5ª Avenida, 1100 – bairro dos Municípios – Baln. Camboriú – SC

Como: Evento gratuito e aberto ao público

Mais informações: (47) 3341-7575, com a reitoria da Univali.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS