sexta, 19 de abril de 2024
Geral
28/07/2011 | 14:31

Deputado Volnei Morastoni discute a situação da saúde de Balneário Camboriú com o Prefeito Edson Piriquito

O Deputado Volnei Morastoni (PT) esteve reunido ontem à tarde (27/08) com o Prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, para fazer um primeiro diagnóstico da situação do Hospital Santa Inês e sobre o futuro do Hospital Ruth Cardoso. No encontro, estavam presentes também o Secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Fabrício de Oliveira, o Secretário de Saúde do município, José Roberto Spósito, o Diretor do Santa Inês, Eroni Foresti, o Secretário de Planejamento, Auri Pavoni, e o Vereador de Balneário Camboriú, Dão Koeddermann.

O Prefeito Piriquito ressaltou a situação crítica referente aos recursos destinados à saúde ao assumir responsabilidades que competem também ao governo do Estado. “Nossa obrigação com saúde no orçamento é de 15%, nós já estamos beirando os 24% do orçamento do município com a saúde”, enfatiza. Piriquito ainda comentou que somente o Hospital Santa Inês custa R$ 600 mil mês ao município, enquanto o município de Itajaí repassa R$ 86 mil mês ao Hospital Marieta, esta última informação foi divulgada pelo jornal Diarinho, na edição do dia 26/07.

Outra pauta foi o Hospital Ruth Cardoso, que, segundo o Prefeito, será aberto em breve. Com o novo hospital, o município deixará de investir no Santa Inês. Para o Deputado, é preciso discutir o que será de responsabilidade do município e do Estado quanto ao custeio no novo hospital. Enfatizou ainda que será preciso também discutir a vocação do Hospital Santa Inês. O parlamentar acrescentou que tem hospitais que o Estado custeia e isso não pode acontecer de forma isolada.

Para Volnei Morastoni é preciso construir um plano regional de saúde tendo a participação do ParlaAmfri, que estava, na reunião, representado pelo presidente Dão Koeddermann. “Qual é a responsabilidade, função e resolutividade dos pequenos e grandes hospitais”, indaga Volnei.

O Deputado ainda defendeu a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que garante mais recursos da União para a Saúde. O Prefeito apresentou o trabalho desenvolvido pela rede municipal de saúde e falou da importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “Em um ano realizamos 58 mil atendimentos na Unidade de Atendimento 24h da Região Sul de Balneário Camboriú/Barra”, comenta.

Volnei também explicou o trabalho que vem desenvolvendo na presidência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. “Estamos elaborando um relatório das audiências que já aconteceram pelo Estado para entregar ao Governador Raimundo Colombo”. Entre os diagnósticos identificados nas audiências foi a necessidade de fazer um mutirão de cirurgias eletivas e, agora, o governador anuncia a realização do Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas. Serão 22 mil cirurgias como as de vesícula, hérnia, catarata e varizes.   

Durante a reunião, Volnei Morastoni ligou para o Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, e agendou uma audiência para o dia 4 de agosto, próxima quinta-feira, às 14h, no gabinete do secretário.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS