sábado, 20 de abril de 2024
Geral
22/07/2011 | 14:34

Grupo de choro Ginga do Mané lança CD em Itajaí

Um dos principais grupos de choro de Florianópolis, o Ginga do Mané, lança o primeiro CD, nesta sexta-feira, às 21 horas, no Mercado Público de Itajaí. O título do álbum traz o mesmo nome do grupo. Conforme Raphael Galcer, um dos integrantes, o Ginga do Mané é o primeiro grupo catarinense que lança um CD de choro 100% autoral. “Vários compositores já lançaram outros álbuns de choro com músicas próprias no estado, no entanto, são músicos com carreira solo, nosso grupo é o primeiro”, destaca.

 

A proposta do Ginga, composto por Bernardo Sens na flauta, Fabricio Gonçalves no pandeiro, Fernanda da Silveira  no cavaquinho e Raphael Galcer no violão, é o estudo e a divulgação do choro, com ênfase, é claro, na produção local. Para cumprir estes propósitos, o grupo executa um repertório especial de clássicos do gênero, além de músicas colecionadas através de pesquisa histórica, especialmente entre compositores catarinenses. No repertório, o Ginga também incorpora sugestões do público de suas apresentações.

 

O choro é um gênero musical brasileiríssimo, que atrai a atenção de qualquer plateia. Da mesma forma, envolve os ouvintes com a criação de um ambiente melancólico e sereno. E pode-se dizer que os Festivais de Música de Itajaí influenciaram a criação do quarteto. “Morei sete anos em Itajaí e sem dúvida que a minha participação nos Festivais foi decisiva na escolha pelo gênero e pelo desejo de montar um grupo, e é por isso que vamos lançar o álbum na cidade”, destaca Raphael Galcer, violonista.

 


Ginga do Mané?

 

O nome do grupo faz alusão ao choro “A Ginga do Mané”, do bandolinista, músico e compositor Jacob do Bandolim, em homenagem a Mané Garrincha. E também faz referência ao jeito florianopolitano de ser, cujo nativo é carinhosamente chamado de “manezinho”. O trabalho do grupo faz jus ao nome escolhido, pois o quarteto trabalha com seriedade e paixão pelo choro e improvisação como Jacob e como os dribles do Mané Garrincha.

 

O Choro

 

É um gênero musical expressivamente brasileiro. Nascido da mistura de ritmos de danças dos salões europeus - destaque para a polca - de características da música folclórico/popular portuguesa e da percussão africana, amadurecido com o tempo, é hoje um dos maiores representantes da cultura do Brasil.

 

O universo do Choro é extremamente amplo e complexo, o que lhe concede uma diversidade que poucos gêneros possuem. Pode ser ao mesmo tempo melancólico e alvissareiro, instigante e calmo, é, sem sombra de dúvida, uma genuína apresentação da alma brasileira.

 

Sempre que se fala em Choro deve-se citar alguns nomes que, com mãos hábeis e genialidade musical, ajudaram a escrever a história deste apaixonante gênero, dentre eles estão: Chiquinha Gonzaga, Joaquim Antônio Callado, Jacob do Bandolim, Dino 7 Cordas, Pixinguinha, Garoto, Luperce Miranda, João Pernambuco, Benedito Lacerda, Canhoto e seu regional, Radamés Gnattali e Raphael Rabello, entre tantos outros.


Serviços

O que: Lançamento do CD Ginga do Mané

Quando: Sexta-feira – dia 22

Onde: Mercado Público de Itajaí

Horário: 21 horas

Valor: R$5,00 (couvert)


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS