quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/07/2011 | 17:20

Iniciam hoje as comemorações dos 25 anos do IMCARTI e do Coro Carpe Diem

Na noite desta quinta-feira (21) será realizada, na Sociedade Recreativa e Cultural da Vila, às 20 horas, a abertura do Congresso Jubilar, evento comemorativo aos 25 anos do IMCARTI - Instituto de Música, Canto e Arte de Itajaí e do Coro Carpe Diem.

A programação em comemoração ao aniversário das duas instituições segue até domingo, dia 24. Participarão das festividades, dois coros de Minas Gerais (Coral Dom Silvério e Coral Pequenos Cantores de Cássia) e um do Paraná (Canarinhos de Campo Largo). Os integrantes destes corais chegam a Itajaí durante o dia de hoje, onde ficarão hospedados em residências das comunidades da Vila Operária, São Judas, Dom Bosco e Cordeiros.

A noite de abertura das festividades contará com a apresentação da Orquestra de Câmara do IMCARTI (OCI) e em seguida, com o coro Carpe Diem e a OCI juntos. E na última apresentação desta noite, todos os quatro coros cantam uma música juntos, mantendo a tradição dos congressos realizados todos os anos pela Federação dos Meninos Cantores, todos filiados à Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, que também faz parte da associação mundial, a Pueri Cantore, existente há séculos.

A segunda noite (22), fica reservada para as apresentações de gala dos corais participantes, também na Sociedade da Vila, a partir das 20 horas. No final, todos cantam juntos. No penúltimo dia de comemoração, dia 23, também às 20 horas será realizada uma Missa Solene, onde todos os coros cantam juntos com a Orquestra de Câmara do IMCARTI na missa da Igreja Católica Nossa Senhora da Paz, na Vila Operária. E para encerrar o Congresso Jubilar do IMCARTI e Coro Carpe Diem, no domingo, dia 24, haverá um trabalho interno entre os músicos de todos os corais. Na oportunidade serão realizadas oficinas e debates.

Já na próxima semana, todos estes coros, incluindo o Carpe Diem, partem para a cidade de Nova Erechim onde participarão do XIII Congresso Regional Sul da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, de 21 a 31 de julho. Os coros participantes, além do Carpe Diem, de Itajaí são: Coral Meninos Cantores de Nova Erechim (SC), Coral Arautos do Grande Rei, (Xaxim, SC), Coral Dom Silvério (Sete Lagoas, MG) e Canarinhos de Campo Largo (PR). Os congressos nacionais acontecem a cada três anos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS