terça, 16 de abril de 2024
Geral
20/07/2011 | 08:38

Porto do Rio Grande integra o 1º Encuentro Regional de Protagonistas Portuarios

No dia 30 de agosto de 2011, em Montevidéo, ocorrerá o 1º Encuentro Regional de Protagonistas Portuarios com o tema “La complementariedad de nuestros puertos”. O evento acontece com a presença do Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Silva Lopes, o Interventor de la Administración General de Puertos de BsAs, Oscar Vecslir e o Presidente de la Administración Nacional de Puertos de Uruguay, Alberto Díaz.

Esta é a primeira vez que as autoridades portuárias estarão reunidas para discutir a interação regional com o objetivo de desenvolver uma complementaridade entre os portos, ao invés de uma competição por cargas. Durante o evento serão realizadas conferências, mesas redondas, painéis simultâneos e networking entre os participantes. O encontro contará com a participação de exportadores e importadores do Mercosul, armadores e agentes, terminais portuários, operadores portuários, operadores logísticos, agentes de carga e despachantes.

O 1º Encuentro Regional de Protagonistas Portuarios está sendo organizado pela empresa Mercosoft Consultores. Na manhã desta segunda-feira (18), o superintendente do porto recebeu a visita do diretor da empresa, Mario Alonso. Ele contou que o presidente do Uruguai, José Mujica, declarou o encontro como de interesse nacional. O evento será realizado no Hotel Radisson, em Montevidéo.

“Primeiramente, a intenção é fazer com que todos os entes entendam que podemos praticar a complementaridade. Os portos não precisam estar em competição. Temos condições de atrair rotas importantes da Ásia e da Europa para cá, fazendo com que os três portos trabalhem em conjunto. Eu vou com uma expectativa bastante positiva. O simples fato de dialogar já é importante. Depois, teremos que buscar com nossos técnicos os ajustes necessários”, destacou Lopes.

 

A complementaridade

A sistemática pretendida é de que os navios que partem do Uruguai e Argentina com carga incompleta, possam realizar o preenchimento da mercadoria no Porto do Rio Grande, visto que este possui um canal de acesso mais profundo que a entrada do Rio da Prata. Da mesma forma que os navios com destino aos outros países, podem desembarcar, anteriormente, parte da carga no porto-riograndino.

Mais informações no site do evento no endereço www.encuentrodeprotagonistas.com


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS