quinta, 28 de março de 2024
Geral
12/07/2011 | 09:19

Portonave entrega coletores de lixo reciclável para escola municipal

Cuidar do meio ambiente é uma das prioridades da Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes e, para incentivar a reciclagem na cidade o Terminal lança um projeto piloto que distribuirá lixeiras ecológicas para a Escola Municipal Professora Rosa Maria Xavier de Araújo, no bairro Meia Praia.

Na próxima quarta-feira, 13, às 10h, a escola receberá 105 lixeiras coloridas para coletar metal, plástico, papel e papelão, vidro, pilhas e baterias e também para depositar lixo não reciclável. Os coletores têm tamanhos diferentes, adequados a cada ambiente, e possuem capacidade para armazenar de 15 a 700 litros de resíduos. 

O diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, destaca a importância dos contentores ecológicos nas escolas com o intuito de orientar os alunos a como proceder em relação
àseparação do lixo, tendo como foco também a responsabilidade ambiental.

"Ao trabalharmos a importância da segregação de resíduos nas escolas, as crianças e adolescentes passarão a separar o lixo em casa e também incentivarão os pais a fazer o mesmo. A intenção é provocarmos uma mudança de hábito", explica Castilho.

O Terminal também fará a entrega de painéis informativos com dicas de como reciclar, em qual lixeira jogar cada tipo de resíduo, tempo de decomposição dos materiais, os benefícios da reciclagem para o meio ambiente, entre outros.

A empresa Recicla Ambiental, responsável por recolher o lixo reciclável no Terminal de Navegantes, fará a coleta dos resíduos na escola. A Portonave investiu mais de R$ 6 mil para custear os coletores e os painéis na escola

Semana do meio ambiente
Em junho a Portonave promoveu a semana do meio ambiente e distribuiu 11 mil cartilhas educativas para estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas municipais e estaduais de Navegantes. No material constavam informações sobre preservação ambiental e orientações como: racionamento de água e energia elétrica, dicas sobre reciclagem, entre outros.

Ecoponto
Tendo em vista a responsabilidade social e o interesse em disseminar as questões relacionadas à preservação do meio ambiente com a comunidade navegantina, a Portonave doou para o município o ecoponto, um local de coleta de material reciclável. O ecoponto está instalado no pátio da prefeitura de Navegantes, desde março, e possui seis divisórias. No coletor pode-se depositar papel e papelão, vidro, metal, plástico, pilhas e baterias e óleo de cozinha.

Saiba quais as cores que correspondem a cada material nas lixeiras seletivas:

Azul – Papel/papelão

Vermelho – Plástico

Verde – Vidro

Amarelo – Metal

Cinza – Resíduo não reciclável

Marrom – Resíduos orgânicos

Laranja – Resíduos perigosos (pilhas e baterias)


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS