quinta, 28 de março de 2024
08/07/2011 | 11:16

Eles também sentem frio

Saiba como ajudar animais que sofrem com as baixas temperaturas no inverno

 

Nos últimos dias as temperaturas caíram drasticamente na região. Casacos, jaquetas e cobertores saíram do armário e se tornaram essenciais para enfrentar as baixas temperaturas. Mas não são apenas as pessoas que sofrem com a severidade do frio. Os animais também são grandes prejudicados. Desde maio, a Ong Viva Bicho de Balneário Camboriú organiza a Campanha de Inverno, com a intenção de diminuir o impacto causado pelo frio em cães e gatos abrigados na Organização.

Voluntária há três anos e responsável pela área de Comunicação e Marketing da Viva Bicho, Zana Pupo, comenta que as temperaturas baixas registradas nas últimas semanas na região trazem diversos riscos à saúde dos animais. “Além da gripe, há chances de ocorrer parada respiratória por congelamento dos pulmões ou parada cardíaca por baixa circulação do sangue”, alerta. Pupo comenta que qualquer pessoa pode ajudar na campanha, doando cobertores, tapetes, roupinhas ou qualquer coisa que ajuda a manter os animais aquecidos. As doações devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, na Rua Itália, nº 290, Bairro das Nações, em Balneário Camboriú.

Fundada por um grupo de amigos que já trabalhavam voluntariamente na causa animal, a Viva Bicho atua desde 2003 em Balneário Camboriú com o foco de recolher animais abandonados nas ruas e atender a denúncias de maus tratos. “Desenvolvemos projetos voluntários voltados para educação, conscientização, mobilização e organização da comunidade para convivência responsável, saudável e harmônica com os animais”, aponta a voluntária Zana Pupo. A ONG também realiza bazares para recolher fundos para o abrigo, além de feiras de adoção para os animais recolhidos.

Outra ideia interessante que anda circulando pelas redes sociais da população do litoral catarinense é a de abrigar um animal abandonado durante as noites de frio. O objetivo é comover aqueles que não têm condições ou não desejam adotar permanentemente um animal de rua, mas que ainda assim podem ajudar oferecendo um cantinho para que o cão ou gato passe a noite aquecido. Com o título de “O frio só tem charme para quem está abrigado” a iniciativa partiu da Organização Bem-Animal (OBA), de Florianópolis.

Para aqueles que possuem animais de estimação, é fundamental estar atento aos cuidados necessários para manter a saúde do animal durante o inverno. As chances do cão ou gato contrair certas doenças é muito maior. No caso da gripe, os sintomas são muito parecidos com os do resfriado humano e a doença não deve ser tratada em casa, pois, assim como nos humanos, pode evoluir para pneumonia. Aparecendo os primeiros sintomas, a melhor atitude é levar o animal ao veterinário. Outra atitude necessária é verificar se o cartão de vacinação do animal está em dia, isso diminui o risco do animal contrair diversas doenças, como a cinomose. Entre os meses de abril e julho aumenta a proliferação do vírus dessa doença grave que possui poucas chances de cura. E principalmente, é muito importante certificar-se que seu animal está em um abrigo aquecido. Caso ele viva em um quintal, deixe-o preso num local abrigado – seja na garagem, lavanderia ou mesmo dentro de casa – quando a temperatura estiver muito baixa.

 

 

SUGESTÃO DE BOX:

 

Cuidados especiais para seu animal de estimação no inverno:

- Evite banhos em dias muito frios ou chuvosos e diminua a frequência de banhos no inverno.
- Mantenha a pelagem do animal mais comprida no inverno, evitando tosas muito baixas.
- Coloque roupa no cão de pelagem curta, caso ele se sinta muito do frio. Cães grandes e gatos não toleram roupas.
- Se costuma nevar ou gear em sua região, sapatos protegem as patas do cão de queimaduras causadas pelo frio.
- Há cães que, embora tenham casinha, preferem dormir ao relento ou ficar na chuva, então prenda esse animal num local apropriado e abrigado nos dias muito frios ou chuvosos.
- Vacine seu animal anualmente contra a traqueobronquite, se ele frequenta locais com outros animais (pet shops, hotéis para cães).
- Quando der banho em seu animal, use água morna e seque-o bem. Não deixe que ele saia na rua, no mínimo, por 30 minutos após o banho. Isso vale, principalmente, para cães que tomam banho em pet shop, pois o secador é extremamente quente e haverá um choque de temperatura se ele sair no frio.
- Leve seu cão para passear na rua nos horários mais quentes do dia (das 11:00 às 15:00h).
- Aumente em 20 a 30% o alimento do seu cão/gato no inverno. Isso não vale para cães e gatos obesos, sem atividade ou com grande tendência a ganhar peso.

 

Fonte: Organização Bem-Animal


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS