quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/06/2011 | 10:42

Itajaí ganha Centro de Orientação ao Viajante

A região da Foz do Rio Itajaí-Açu passou a contar nesta segunda-feira com o Centro de Orientação ao Viajante. Instalado na área do Complexo Portuário do Itajaí, no prédio do Centro Integrado de Atendimento (CIA), em frente ao gate principal do Porto de Itajaí, a unidade pertence à Rede Municipal de Saúde e funcionará em parceria com a unidade de Itajaí da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Porto de Itajaí.

         O coordenador da Anvisa em Santa Catarina, Telesmagno Neves Teles, disse que este é um dos primeiros centros de orientação ao viajante do Brasil em operação. Entre os serviços oferecidos estão a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia para pessoas que viajam para o exterior, além da prestação de outras informações com relação às exigências internacionais com relação à saúde.

         O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Junior, que na solenidade de inauguração representou o prefeito Jandir Bellini, disse que essa é uma oportunidade não somente para a comunidade de Itajaí, como também para as secretarias de saúde de municípios próximos e também do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Itajaí terem um melhor atendimento nessa área..

         Segundo a Anvisa, a implantação dessa unidade faz parte do compromisso da União em elaborar uma política nacional de saúde do viajante. Compromisso que foi firmado em setembro de 2008, quando representantes das áreas da vigilância em saúde, do Ministério da Saúde, da Anvisa e das secretarias estaduais e municipais de saúde, juntamente com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e a Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem constataram tal necessidade.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS