sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/06/2011 | 14:26

Ação Social “Itajaí com Saúde” já está em frente a Igreja Matriz

O Centro da cidade está recebendo uma das maiores ações em saúde já promovidas em nosso município. O “Itajaí com Saúde”, que estava programado para a última sexta-feira (10), foi adiado para esta sexta-feira (17) na Praça do Chafariz em frente à Igreja Matriz.

 

O evento integra a programação de aniversário de 151 anos de emancipação político-administrativa de Itajaí e reunirá os principais programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Serão montadas 15 barracas que terão a presença de profissionais das três principais diretorias da Secretaria: Vigilância Sanitária, Atenção a Saúde e Vigilância Epidemiológica. Nestes espaços, a população terá acesso a informações e prestação de serviços em diversas áreas.

 

O Programa de Fisioterapia em parceria com o Itajaí Ativo terá profissionais desenvolvendo ginástica laboral e orientando sobre atividade física. Já os representantes da Saúde Mental estão preparando uma exposição dos usuários dos Caps e também entregarão folders sobre o serviço.

 

Na barraca da odontologia a população terá acesso a orientações de saúde bucal, distribuição de folders educativos, exames de diagnóstico de Câncer Bucal, entrega de kits de higiene bucal com escova e creme dental e demais atividades educativas.

 

Diabetes, hipertensão arterial e nutrição também são assuntos importantes para o “Itajaí com Saúde”. Por isso, a Secretaria irá oferecer serviços de avaliação nutricional, com verificação de peso e estatura e diagnóstico nutricional para posterior orientação. As dicas de alimentação saudável, verificação da pressão arterial, teste de HGT e informações quanto ao tratamento da diabetes e hipertensão estarão disponíveis para a população.

 

A Diretoria de Atenção a Saúde também apresentará os programas da Raça Negra, Farmácia, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Tabagismo, Fonoaudiologia, Saúde da Família. Todos com programação e atividades específicas. 

 

Os cuidados com a manipulação correta dos alimentos e a entrega das cartilhas “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” e “Pescados: Segurança Alimentar e Nutricional”, bem como a divulgação do Programa Vigiágua ficará a cargo da Diretoria de Vigilância Sanitária. A equipe de fiscais também irá receber denúncias da população e informar sobre rotulagem nutricional, explicando o que está escrito nos rótulos dos alimentos. A Mostra de Humor em Vigilância Sanitária estará exposta durante todo o dia.

 

Na área da Vigilância Epidemiológica a atenção estará voltada para a prevenção de DST/ Aids e Hepatites Virais, orientações sobre raiva, leptospirose e dengue, esclarecimento sobre posse responsável de animais e divulgação dos trabalhos do Canil Municipal.

 

A Secretaria de Saúde quer proteger o maior número de crianças menores de cinco anos da poliomielite (paralisia infantil). É com este objetivo que será disponibilizada as vacinas no calçadão da Rua Hercílio Luz. “Aproveitaremos este evento para proteger nossos pequenos e continuar zelando pela saúde de nossos munícipes”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Dalva Maria Rhenius.

 

Segundo ela, “a promoção do Itajaí com Saúde é o presente que a administração municipal quer dar aos munícipes, que também poderão conhecer um pouco mais das inúmeras ações que fazemos em prol da saúde de todos”.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS