quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/05/2011 | 10:18

Restauro da Casa da Cultura chega a fase de acabamentos

A fachada da Casa da Cultura Dide Brandão começa a ganhar nova aparência. De fora, além da movimentação dos operários, já se observa a renovação do prédio tombado pelo patrimônio histórico de Itajaí e do Estado. Pelo andar das obras, até o final deste ano, o local será reinaugurado, trazendo a arte novamente para o Centro da cidade.

– Todos os professores e os cursos voltarão para a casa. Com a reinauguração, nós queremos intensificar as aulas de dança, teatro e as artes visuais – conta a diretora da Casa da Cultura Dide Brandão, Ane Fernandes.

O aposentado Jaime da Veiga Santana, 62 anos, não esconde a vontade e a alegria de ver a Casa da Cultura renascer. Parado na frente da fachada, o morador de Itajaí observava o trabalho dos operários no prédio. Foram momentos de nostalgia:

– Era muito triste passar e ver a casa se acabando, fechada. Eu vinha muito aqui quando os meus filhos eram crianças. Assistíamos o teatro e acompanhamos as apresentações de dança.

A obra está quase em fase final. Os trabalhos iniciaram no segundo semestre de 2010 pela Construtora e Incorporadora Desterro, de Florianópolis, vencedora do processo de licitação. A restauração da casa será total. A arquiteta da Fundação Cultural de Itajaí, Silvana Pitz, explica que parte do reboco da casa já foi feito. Além disso, o restauro das esquadrias está pronto e a cobertura também foi finalizada, protegendo o local da chuva.

– Daqui há 15 dias mais ou menos começa a parte mais fina, que são os acabamentos – relata.

Endereço provisório

O custo total do restauro chega a quase R$ 1,3 milhão. Pouco mais de R$ 500 mil foi conquistado com a Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet. O restante será pago pelo município.

A Casa da Cultura Dide Brandão foi inaugurada em 1982, no até então prédio da Escola Básica Victor Meire-lles. A estrutura foi cedida pelo governo do Estado no atendimento de uma necessidade da comunidade de Itajaí: a criação de um centro não formal de educação, voltado às artes e à cultura. O local contava com pinacoteca, cinemateca, biblioteca, sala de espetáculos e galeria.

Depois de 29 anos de existência, esta é a primeira vez que o local passa por uma restauração. O prédio da Casa da Cultura está fechado desde abril de 2008 por falta de condições físicas e estruturais de uso. O projeto realizado em 2008 para a recuperação da casa foi considerado incompleto pelas autoridades, atrasando o planejamento.

Enquanto as restaurações não são concluídas, a casa da cultura funciona provisoriamente na Rua Tubarão, 305, esquina com a Avenida Abraão João Francisco (Contorno Sul), no Centro.



Fonte: Por Patr?cia Auth, Jornal de Santa Catarina

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS