sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/05/2011 | 14:44

Defesa Civil alerta embarcações para mar agitado e chegada de frente fria

De acordo com o boletim metereológico da Defesa Civil, as embarcações devem ficar em alerta nos próximos dias devido à diferença de pressão entre um ciclone extratropical no oceano (baixa pressão) e um sistema de alta pressão entre o litoral da Argentina e do sul do Brasil. Esta baixa pressão irá provocar ventos fortes no oceano, mantendo uma pista direcionada à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, gerando uma grande ondulação com ressaca no litoral catarinense, com previsão de picos de 2,5 m na sexta-feira e de 3,0 a 4,0 m entre sábado e domingo. 

 

Nesta quinta-feira (26), uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no litoral gaúcho, se desloca pelo litoral catarinense, favorecendo variação de nuvens em Santa Catarina e chuva isolada, especialmente no planalto sul e litoral sul. Na retaguarda dessa frente fria, uma massa de ar frio avança pelo sul do Brasil, virando o vento para o quadrante sul com rajadas e provocando declínio nas temperaturas. Entre esta sexta-feira (27) e o domingo (29), a temperatura estará mais baixa em Santa Catarina e o frio será sentido especialmente na faixa leste do estado, com mínimas próximas de zero grau nas áreas altas do planalto sul nas madrugadas de sábado (28) e domingo (29).

 

 A Defesa Civil reforça para que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo as suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, a família deve sair de casa e acionar a Defesa Civil municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Pede-se ainda que as famílias não transitem em áreas alagadas, para o risco de se machucarem ou serem arrastadas pela correnteza, especialmente próximo a córregos ou pontes com pontos de alagamento. A Defesa Civil de ITAJAÍ Recomenda acompanhar os Boletins desta COMDEC.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS