sexta, 19 de abril de 2024
Geral
19/05/2011 | 14:49

Curso de Fotografia na Lata

Os profissionais Jaime Rafael Falkembach e Andres Alexis Lovera Cares em parceria com o SESC promoveram no Parque Dom Bosco entre os dias 16 e 18 de maio o curso de fotografia na lata. Jaime explica que essa atividade tem como objetivo resgatar a arte Pinhole, nome dado à técnica que permite que o fenômeno fotográfico se dê em um ambiente sem a presença de lentes. “Um furo é o que permite a formação da imagem em um recipiente ou espaço vedados da luz. A projeção de imagens por este método é uma lei física, e já é conhecida pelo homem desde a Antigüidade”, explica.

 

Participaram da ação educandos de 11 a 14 anos que frequentam o Programa de Oficinas Alternativas da obra social. A atividade ocorreu das 13h30 às 17h na Obra Social Salesiana. “Mudou a nossa vida, pois poderá ser uma profissão no futuro para todos nós”, declara David Willyan Rocha, de 13 anos.

 

O fotógrafo Andresdeclara que o curso tem como intuito oportunizar aos participantes uma aproximação com a fotografia no seu estágio mais primitivo e criativo, bem como valorizar o trabalho como expressão artística usando como metodologia o processo de criação de uma câmera Pinhole, a forma de manipular e os procedimentos de revelação da foto. A aluna Juliana Cristina Bastos de 13 anos concorda com o profissional. “Nunca imaginei que daria para bater foto com uma lata. Deu várias idéias de como tirar foto”, enfatiza.

 

Para a Coordenadora Pedagógica, Maria dos Passos, a ação incentiva o interesse pela fotografia como arte e profissão “Acredito que tudo o que é oferecido para crianças é produtivo, pois é através dessas atividades que podemos descobrir talentos em nosso meio”, declara. O aluno Oseias Aldo Silva concorda com Maria. “Isto é uma porta para aprendermos coisas novas para o nosso futuro”, enfatiza.

 

E o menino de 11 anos, Eduardo Pablo Voitis demonstra ter aprendido a lição. “Precisa de luz para fotografar e o sol é uma luz natural. Ele serve de fhash para formar uma imagem”, fala com ar de profissional.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS