quinta, 28 de março de 2024
Geral
Sheila Cardoso
18/05/2011 | 08:39

Sobrinhas de Saint-Exupéry participaram de peça de teatro no Itajaí Shopping

“Extraordinário, maravilhoso, emocionante...” Essas foram as palavras usadas por Isabelle e Hélène para descrever o teatro de animação “Um Príncipe Chamado Exupéry”, da Cia Mútua de Teatro. A peça apresentada para convidados no último sábado (14), no Centro de Eventos do Itajaí Shopping, conta a história de Antoine de Saint- Exupéry, escritor de “O Pequeno Príncipe” e tio-avô das duas mulheres.

 

As francesas vieram ao Brasil na última semana para o lançamento de um documentário sobre a vida de Saint Exupéry, e as passagens dele pelo Campeche, em Florianópolis. As sobrinhas-netas foram convidadas para assistir o teatro de animação que conta partes da vida de Saint-Exupéry e suas aventuras quando trabalhava na Companhia de Correio Aéreo Aéropostale.

 

Hélène de Seze e Isabelle d’Agay se emocionaram muito com a peça e revelaram que não esperavam que a história do tio-avô fosse retratada de forma tão mágica e fiel a realidade, mesmo sendo uma representação com bonecos, e sem falas. “O momento mais emocionante foi o encontro dele com a raposa, no deserto”, revela Hélène. Já para Isabelle, a solidariedade de Saint-Exupéry foi exemplar. “Para mim o momento em que ele salva o amigo piloto que havia se acidentado nos Andes foi um dos momentos mais emocionantes”, fala Isabelle.

 

Em conversa com a assessoria de imprensa do Itajaí Shopping, e com a ajuda de uma intérprete, as sobrinhas de Saint-Exupéry revelaram ainda que nem haviam nascido quando o tio-avô sumiu com seu avião, mas que os livros e ensinamentos dele fizeram parte da vida delas. “O ensinamento de Saint-Exupéry que sempre levamos conosco é que o essencial é invisível para os olhos, e só pode ser visto com o coração... Iniciativas como estas de fazer uma peça e um documentário são muito importantes para preservar a memória de Saint-Exupéry e levar adiante os seus ensinamentos”, finalizam Isabelle e Hélène.

 

O TEATRO

 

Espetáculo de teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, quando antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe, trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. E numa época em que os aviões eram quase de papel, entregava cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. Uma de suas escalas era a praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou conhecido como “Zéperri.”

 

A peça produzida pela Cia Mútua, de Itajaí, tem no elenco Mônica Longo e Guilherme Peixoto, com direção de Willian Seiverdt. “Um Príncipe Chamado Exupéry” demorou quase dois anos para ficar pronta. A equipe da Companhia de teatro fez uma vasta pesquisa sobre a vida de Saint-Exupéry, no Brasil e na França, com a ajuda da Dra. Em Línguas e Literatura Francesa e representante da família do escritor no Brasil, Mônica Corrêa. A estreia foi no Centro de Eventos do Itajaí Shopping, em agosto do ano passado. A peça já passou por 13 cidades catarinenses e deve continuar percorrer mais 11 municípios através de um programa cultural do SESC.

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS