sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/05/2011 | 13:21

Secretaria de Saúde alcança meta geral de vacinação contra a gripe

Antes mesmo de encerrar o primeiro prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a Secretaria de Saúde atingiu a meta mínima de vacinação (80%) estabelecida pelo Ministério da Saúde. Conforme levantamento feito pela Gerência de Imunização, até as 17h de sexta-feira (13) já tinham sido vacinadas 19.160 pessoas em Itajaí (81,19%).

 

Dois grupos ultrapassaram a meta – trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a dois anos de idade. Com a prorrogação da Campanha, a Secretaria de Saúde agora trabalha na busca ativa de dois grupos que estão perto de atingir os 80% - gestantes e idosos.

 

“Esta semana trabalharemos para imunizar os 139 idosos e as 347 gestantes que faltam para alcançarmos a meta de 80% destes grupos”, explica a Secretária de Saúde Dalva Maria Rhenius. Para ela, ter alcançado a meta geral já é um bom trabalho, “mas ficaria melhor se cumpríssemos com nossa obrigação e imunizássemos, ao menos, 80% de todos os grupos”, comenta.

 

“Mas para isso é preciso comprometimento do público alvo, é preciso que nesta semana de prorrogação, idosos e gestantes e os pais das crianças que ainda não se vacinaram se dirijam até uma das 25 Unidades de Saúde que disponibilizam a vacina para se proteger e proteger seus filhos da gripe”, esclarece o Diretor de Vigilância Epidemiológica, Dr. Carlos Manuel Corrêa.

 

A Secretaria de Estado da Saúde enviou comunicado na noite de quinta-feira (12), informando a prorrogação da Campanha de Vacinação contra Influenza até esta sexta-feira (20). Ainda foi determinada, através do comunicado, a ampliação da cobertura vacinal aos portadores de HIV, cardiopatas crônicos, pneumopatas crônicos, diabetes mellitus e também para os alunos da APAE, “que normalmente apresentam mais vulnerabilidade para as complicações decorrentes da gripe”.

 

A imunização é feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças. Menores de dois anos devem receber duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias. “Estamos reforçando a busca ativa destas pessoas e para isso contamos com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde e Gerência de Imunizações que percorrem os bairros da cidade e orientam a se vacinar quem ainda está desprotegido”, declara a Secretária de Saúde.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS