quinta, 28 de março de 2024
28/04/2011 | 14:08

Iniciam segunda-feira inscrições para mais cinco cursos gratuitos na Feapi

Depois do sucesso com as inscrições iniciadas nesta semana, a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi) abre na próxima segunda-feira (02), o período de inscrições para mais cinco cursos de capacitação profissional gratuitos disponíveis à população itajaiense. Estes cursos começam a ser ministrados já no mês de maio, na sede da fundação. São eles: Auxiliar de Recursos Administrativos, Cuidador de Idosos, Secretariado com Informática, Básico em Ofício de Garçom e Recepcionista de Hotel. Cada curso tem um total de 40 vagas à disposição da comunidade, exceto o curso de secretariado com informática, que tem o número de vagas estabelecido em 30.

 

Ao todo, a Feapi vai abrir um total de 33 turmas em 17 diferentes cursos de capacitação profissional gratuitos para a comunidade itajaiense, só neste trimestre.

 

E para descentralizar a oferta de qualificação profissional para os bairros e assim ampliar o atendimento, a novidade é a abertura de cinco pólos de ensino nos bairros Itaipava, Cordeiros, Cidade Nova, São João e Fazenda. Para as aulas nestes pólos, o período de inscrições abre em 09 de maio. Com a implantação do projeto “Feapi nos Bairros” e mais as vagas ofertadas na sede, a fundação totaliza, apenas para o trimestre de maio a julho deste ano, 1.190 vagas de capacitação para a comunidade em 1.650 horas/aula de estudo.

 

O superintendente da Feapi, Júlio da Silva, explica que o projeto Feapi nos Bairros obedece a critérios de distribuição territorial, de modo a possibilitar o acesso a um número maior de moradores. Ele também leva em consideração as carências sócio-econômicas das comunidades e principalmente, o grau de iniciativa das lideranças locais.

 

“Este é um projeto piloto, a ser desenvolvido inicialmente neste ano de 2011, em três trimestres. A continuidade desta ação vai depender da aceitação e da participação da comunidade”, destaca Júlio da Silva. Ele argumenta que a definição dos cursos segue a demanda identificada no mercado de trabalho, a partir de dados estatísticos do Ministério do Trabalho (Caged), IBGE, Fiesc e da própria Prefeitura de Itajaí, por meio do Balcão de Empregos.

 

Os locais onde vão ocorrer as aulas nos bairros são os seguintes:

 

Itaipava: Escola Básica Profª Judith Duarte de Oliveira – Avenida Itaipava, nº 2125

 

Cordeiros: Centro Educacional de Cordeiros – Avenida Reinaldo Schmithausen, nº 1966

 

Cidade Nova: Centro Educacional Pedro Rizzi – Rua Agílio Cunha, nº 762

 

São João: Escola Básica João Duarte – Rua Ernesto Kobarg, nº 372

 

Fazenda: Escola Básica Gaspar da Costa Moraes – Rodovia Osvaldo Reis, nº 54

 

Estes locais também vão funcionar como pontos de inscrição para os cursos. Na tabela anexo, os interessados podem conferir as datas de abertura de inscrições, bem como os dias de início e fim das aulas.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS