sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/04/2011 | 14:03

Intervenções da Codetran reduzem o número de acidentes com caminhões

Intervenções pontuais da Coordenaria Municipal de Trânsito (Codetran) no sistema viário da cidade, aliado à campanhas preventivas, resultaram em acentuada diminuição de acidentes de trânsito envolvendo caminhões de Contêineres na cidade. As ações vão continuar, especialmente no sentido de fiscalização da frota, evitando que veículos sem condições mínimas de conservação e segurança continuem transportando contêineres.

 

Itajaí possui a maior frota de caminhões de containers de Santa Catarina, com 4.190 veículos. O intenso tráfego de caminhões na cidade geravam constantes acidentes, mas diversas ações resultaram na redução destes índices. Em 2009 a média era de 22 acidentes mensais. Neste ano, a média mensal caiu para 9 acidentes e, o mais importante, é que nenhum deles resultou em vítimas.

 

A queda se deve às inúmeras intervenções que a Codetran realiza no trânsito e em parceria com o Porto de Itajaí e empresas de logística. Um sistema de monitoramento eletrônico instalado no Porto permite que a Codetran verifique a entrada e saída de caminhões de container e remova ou apreenda aqueles que tiverem alguma irregularidade ou que não oferecem segurança. Estes veículos também são proibidos de entrar no porto. Outra medida, são as blitz realizadas durante o dia e a madrugada para fiscalizar a frota de caminhões containers.

 

A próxima ação da Codetran em parceria com o Porto irá eliminar os congestionamentos de caminhões de container na Av. Irineu Bornhausen (Caninana) e Rua Blumenau. Iniciou na última semana a readequação do sistema viário do local, que irá criar duas faixas exclusivas para caminhões que aguardam para entrar no Porto.  Para isso, foram eliminadas as vagas de estacionamento e o canteiro central. Para dividir as pistas de sentido contrário serão colocadas barreiras de new jersey e as duas figueiras plantadas no canteiros serão removidas e replantadas em outro local.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS