sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/03/2011 | 09:54

Carnafolia 2011 reúne mais de 30 mil pessoas em Itaja

O Carnaval em Itajaí foi além das expectativas. Em três dias de festa, segundo a Codetran, foram contabilizadas 32 mil pessoas que passaram pela avenida Beira Rio - 15 mil na sexta-feira (04), cinco mil no sábado (05) e 12 mil no domingo (06). A população se divertiu, conferiu a evolução na qualidade das escolas de samba e bloco carnavalesco e, o melhor, participou de uma festa sem ocorrência de brigas ou problemas mais graves no trânsito. As abordagens policiais foram feitas pela Codetran em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil. Paralela a ação integrada, Codetran e Polícia Civil mantiveram rondas preventivas nos bairros da cidade. Além da segurança, a Prefeitura de Itajaí ainda promoveu saúde. A Secretaria Municipal de Saúde colocou seu bloco na rua e atuou na orientação aos foliões com a entrega de material informativo, camisinhas, máscaras, garrafas de água e camisetas.



Neste ano, escolas e bloco foram divididos em dois dias de apresentação. No sábado (05), quatro escolas de samba formaram o Grupo 02: E.S Michel Curru, E.S Fúria Marcilista, E.S Família e E.S Raízes de Itajaí. No domingo (06), um bloco e três escolas pertencentes ao Grupo 01 entraram na avenida Beira Rio: Bloco Tradição da Folia; E.S Macunaíma; E.S Imperador e E.S Unidos da Loca. Cinco jurados, que vieram da cidade de Porto Alegre/RS, avaliaram os desfiles, deram as notas e a escola campeã de cada grupo foi conhecida na tarde desta terça-feira (08). O título de campeã do Grupo 01 ficou com a E.S Imperador e a campeã do Grupo 02 é a Michel Curru.
 


A E.S Imperador foi fundada em 2005 por José Levi de Matos e Edson Manoel Felizardo. Possui 300 integrantes e destes, 20 pessoas trabalham na confecção de fantasias, carros e alegorias. Durante o ano, a Escola trabalha com a Bateria Show, projeto que se apresenta em eventos particulares como casamentos e formaturas de universidades. Paralelamente, desenvolvem trabalho com bateria formada apenas por crianças. A sede está no bairro Vila Operária. Pâmela Martins Cândido, de 17 anos, faz parte da Escola e é a Rainha do Carnaval 2011 de Itajaí 2011. Neste ano, a escola falou das festas juninas e entrou na avenida com três carros alegóricos. O carnavalesco é Ley Vaz, do Rio de Janeiro, o mesmo da Escola de Samba Copa Lord, de Florianópolis.
 


O Bloco do Curru se transformou em Escola de Samba no ano de 2003. O bloco já desfilava no Carnaval de Itajaí há mais de 25 anos, com suas placas de deboche e sátira dos acontecimentos locais e nacionais. Após o falecimento de Michel Curru, fundador do bloco e eterno mestre de cerimônia, seus integrantes deram continuidade à festa, introduzindo a cultura dos bonecos gigantes, também personagens da cultura papa-siri. Em 2008, tornou-se Escola de Samba. A Escola de Samba Michel Curru sempre busca personagens da cultura local para os seus enredos. Neste ano, com o enredo “De uma fábrica de sonhos ao boi de mamão e o pau de fita”, os integrantes homenagearam “Seo Arnoldo Cueca”, outra personagem que divulga a manifestação do boi de mamão. A sede da Escola fica na Comunidade do Bambuzal, os ensaios acontecem na sede da Associação de Moradores do Bambuzal. Os carnavalescos são Cidval Batista Jr, juntamente com Jussara Souza de Mello.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS