sexta, 19 de abril de 2024
Geral
03/03/2011 | 11:36

Navegantes ganha primeiro Ecoponto

Comprometida com a preservação do meio ambiente, a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes entregará à prefeitura um ecoponto para coleta de resíduos recicláveis e perigosos, hoje, 03, às 17h. O ecoponto será instalado no pátio da prefeitura de Navegantes. O recipiente tem seis divisórias onde poderão ser depositados papel e papelão, vidro, metal, plástico, pilhas e baterias e óleo de cozinha.

 

Desde 3 de agosto de 2010, está em vigor a Lei 12.305 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A regulamentação prevê multa para quem ainda não separa adequadamente as sobras domésticas. A nova lei aborda o uso dos recursos naturais e tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental para melhorar as condições do meio-ambiente brasileiro.

 

“Além de incentivar a reciclagem dentro das próprias casas, o objetivo do ecoponto é conscientizar a população sobre a necessidade de reciclar os resíduos para preservar o meio ambiente”, explica o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

 

O resíduo reciclável deve estar sempre limpo e seco, a separação pode ser feita em casa e depois o lixo deve ser levado até o ecoponto, dando um descarte ecologicamente correto aos materiais. Independente de ter sido usado ou não, o óleo de cozinha poder ser reciclado, ele não deve ser despejado diretamente na rede de esgoto, pois, pode causar entupimento das tubulações e contaminação do lençol freático.

 

Para esclarecer dúvidas da população, a Portonave também desenvolveu um placar informativo explicando como separar os resíduos, que será colocado ao lado do ecoponto.

 

Multa para quem não reciclar

 

A Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos impõe multa de R$ 50 a R$ 500 para quem não separar o lixo. Prevê também obrigação às prefeituras de coletarem separadamente os resíduos orgânicos dos recicláveis e estabelece que empresas, indústrias, produtores, comerciantes, distribuidores e consumidores sejam responsáveis pelo destino correto dos resíduos que produzem.

  

ISO 14.001

Desde junho de 2010, a Portonave é certificada pela ISO 14.001. A norma estabelece os requisitos para a operação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), por meio de controle de uso e disposição de recursos, redução de riscos e melhora de desempenho. O certificado reconhece que a Portonave cumpre as normas, estando preocupada tanto com a lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS