sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Nelson Robledo
02/03/2011 | 14:33

Prefeitura lança campanha para destinação correta de medicamentos vencidos

A Prefeitura de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Saúde, quer motivar a população a dar um destino correto aos medicamentos vencidos que se acumulam em casa. A partir desta quarta-feira (02), os moradores de Itajaí, que possuírem remédios vencidos em casa, poderão procurar a unidade de saúde mais próxima e entregá-los na recepção destes locais.

 

Segundo o Diretor Municipal de Vigilância Sanitária, Luiz Antônio Spinosa, quando passar o prazo de validade do remédio é necessário mantê-lo dentro de um saquinho plástico e levá-lo até a unidade de saúde. “Ficar com o medicamento vencido em casa é um perigo e pode ocasionar danos à saúde se alguém consumi-lo, como por exemplo, uma intoxicação e descartá-lo junto ao lixo doméstico é prejudicial ao meio ambiente”, ressaltou.

 

De acordo com estudos realizados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicos, os medicamentos ocupam a primeira posição entre os principais agentes causadores de intoxicações.

 

Poderão ser entregues medicamentos vencidos, avariados, sobras ou os que não estão mais em uso. O objetivo da campanha é reduzir o impacto desses materiais sobre o meio ambiente, já que os remédios lançados na natureza poluem os rios e afetam o solo.

 

Os medicamentos serão devidamente armazenados nas unidades até que se tenha uma quantidade suficiente para que seja recolhida por um carro da Secretaria Municipal de Saúde, conforme determinação da Vigilância Sanitária. A destinação destes materiais (incineração) fica por conta da empresa vencedora da licitação, responsável pelo serviço.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS