sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/02/2011 | 10:23

SENAI inicia semestre com 40 novos cursos técnicos e de aprendizagem

O SENAI de Santa Catarina inicia as aulas de seus cursos técnicos, de aprendizagem industrial e de ensino médio nesta segunda, dia 7. Em 2011, o primeiro semestre letivo inicia com 40 novos cursos de técnicos e de aprendizagem, que representam um aumento de aproximadamente 1200 vagas na educação profissional. Os cursos foram criados a partir do perfil industrial das 18 cidades em que serão oferecidos, em consonância com as demandas expressas pelas empresas. Ao todo, contabilizando os cursos que já vinham sendo oferecidos, foram ofertadas cerca de 14.100 vagas em cursos técnicos, médio e de aprendizagem. Elas foram distribuídas em 374 turmas abertas em 33 cidades catarinenses.



O vale do Itajaí passou a contar com novos cursos em Balneário Camboriú (Apredizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda, Eletricista de Manutenção e Programador de Computador, e o técnico em Produção de Moda). Outras unidades do SENAI que criaram novos cursos na região foram Itajaí (aprendizagem em Programador de Computador), Brusque (técnico em Informática) e Pomerode, com dois novos cursos de aprendizagem (Eletricista de Instalações Industriais e Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais).



Novos cursos também foram criados no Médio e Alto Vale do Itajaí, em Indaial (aprendizagem de Desenhista de Produto de Moda), e Timbó (Aprendizagem em Eletricista de Manutenção e Técnico em Eletrotécnica, o último em aprovação no Conselho Estadual de Educação). Em Rio do Sul foram lançados quatro novos cursos: aprendizagem industrial em Desenhista Mecânico e em Manutenção de Máquinas Industrias, e os técnicos em Automação Industrial e em Metalurgia.
 


Na Serra catarinense, as unidades do SENAI implantaram os cursos técnicos de Eletrotécnica (em Curitibanos, Lages e Otacílio Costa), de aprendizagem industrial em Eletricista de Manutenção (Otacílio Costa) e , em Eletrônico de Manutenção Industrial e em Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral (ambos em Lages). A região Oeste também passou a contar com dois novos cursos, de Técnico em Eletromecânica, oferecido em Xanxerê, e de Eletrotécnica (em São Miguel do Oeste).
 


Joinville, o maior polo industrial do estado, passou a oferecer em 2011 oito novos cursos: seis de aprendizagem industrial (Caldereiro Montador, Assistente Administrativo Industrial, Moldador de Plásticos por Injeção, Oficial da Construção Civil e Processos da Qualidade em Metalurgia e Usinagem Mecânica) e dois técnicos (em Química e em Mecânica). Já a unidade de Canoinhas abriu dois novos cursos de aprendizagem (em Operador de Máquinas de Industrialização da Madeiras e em Operador de Máquinas de Fabricar Produtos de Papel e Papelão).



Três novos cursos iniciam neste semestre na região Meio Oeste. Em Caçador, teve início o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, e em Concórdia o técnico em Edificações. Em Videira, a novidade é o curso de aprendizagem industrial em Assistente Administrativo Industrial.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS