quinta, 09 de julho de 2020
31/01/2011 - 08:37

Mobilização busca aumentar o número de Policiais Militaresa em Itajaí

Com um efetivo menor do que uma década atrás, apesar do aumento da população e das ocorrências policiais, a comunidade de Itajaí está se mobilizando para exigir da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina mais policiais militares para atuarem no município.

 

Com mais de 200 mil habitantes, Itajaí tem hoje um déficit de 100 policiais militares se comparado aos municípios de Joinville e Blumenau e o número de policiais militares na cidade é de apenas 239. De acordo com Marcio Xavier a frota de veículos está sucateada, o COPOM está desaparelhado e falta contingente para o atendimento e para o presídio, que exige atenção especial. ?No presídio hoje temos só cinco policiais trabalhando, fazendo milagres para cobrir o turno um do outro. É um trabalho heroico o que nossos homens fazem hoje na cidade?, diz.

 

De acordo com  as promessas do  comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro, mil novos policiais devem fazer parte do efetivo da policia do Estado ainda em 2011, além de trazer policiamento os militares que atuam em outros órgãos do serviço público e implantar novas bases de polícia comunitária. Xavier comenta que em Itajaí existe um número grande de policiais fora das ruas deslocados para outros locais, como a Universidade do Vale do Itajaí e Porto. ?É uma cidade litorânea, que possui a segunda maior economia do Estado e onde temos um alto índice de violência. Precisamos de mais policiais nas ruas?, afirma.

 

Em 1990 o estado de Santa Catarina possuia 17 mil policiais militares e hoje, eem 2011 são 11 mil policiais. Com um aumento de mais de dois milhões de habitantes no estado é inaceitavel que esses números tenha diminuindo tanto.

 

 ?Estamos fazendo uma ampla mobilização para pleitear junto ao governo do estado e ao comando da PMSC mais efetivos para a cidade de Itajaí que está com um déficit histórico e com um contingente muito menor proporcionalmente que outras cidades do estado?. Assim, Xavier fala do Concurso Público realizado em Agosto de 2010 e que deve trazer para todo o Vale do Itajaí, até o final de março apenas 44 policiais.

Terça, 07 de julho de 2020
Gravatá vai ganhar Policlínica
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros