quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/01/2011 | 00:00

Comunidade pode treinar voto eletrônico para a eleição do Conselho Tutelar

Está no ar desde a manhã desta quinta-feira (14), no site oficial da Prefeitura de Itajaí (www.itajai.sc.gov.br) o simulador onde cada cidadão itajaiense pode treinar a forma de como será a votação eletrônica para os novos membros do Conselho Tutelar de Itajaí, marcada para o próximo dia 29 de janeiro, no Centreventos. O simulador é o primeiro banner localizado no lado superior direito da página principal do site do município. O software de votação eletrônica, desenvolvido pelo Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa da Prefeitura (Ctima), vai permitir que pela primeira vez, a eleição dos conselheiros seja informatizada.

 

O sistema é baseado nos padrões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A única diferença é a utilização de uma senha para iniciar o processo de votação. A senha, aleatória, é fornecida pelo próprio software para cada cidadão. No simulador, para poder efetuar seu voto, o internauta deve utilizar o teclado virtual.

 

 A organização do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares itajaienses está a cargo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (Comdica).  De acordo com o presidente da Comissão Especial Eleitoral, Fabrício Marinho, a inovação na eleição, evoluindo das cédulas de papel para o meio eletrônico, tem muitas vantagens. “O sistema é seguro e ágil, com o resultado previsto para ser conhecido 30 minutos após o encerramento da votação”, pondera Fabrício.

 

A eleição dos novos membros do Conselho Tutelar de Itajaí está marcada para o dia 29 de janeiro, no Centreventos Itajaí, entre as 08 e 17 horas. Para o pleito, vão ser colocadas ao todo oito sessões eleitorais, cada uma com cinco urnas eletrônicas, totalizando 40 terminais de computador aptos para o recebimento de votos.

 

A votação é aberta a todos os cidadãos itajaienses. Para votar, é necessário portar documento de identidade com foto e título eleitoral. Os candidatos mais votados ou escolhidos assumem no dia 1º de março para um mandato de três anos. Ao todo, são cinco vagas em disputa, uma para cada área de atuação. De acordo com a ordem a ser apresentada ao eleitor na urna eletrônica, os votos vão ser computados para: psicólogo, assistente social, pedagogo, advogado e membro da comunidade.

 

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo efetivo respeito aos direitos da criança e do adolescente, composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, que são eleitos para mandato de três anos, permitida uma recondução. Os membros do Conselho Tutelar são escolhidos pelo voto facultativo e secreto dos cidadãos do município, em processo de escolha regulamentado e conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (Comdica) e fiscalizado pelo Ministério Público.

 

Comissão visita local da eleição

 

A Comissão Especial Eleitoral do Comdica, que organiza a eleição do Conselho Tutelar, marcou para as 08h30 desta sexta-feira (14), uma visita ao Centreventos Itajaí. A finalidade é efetuar mais uma verificação no local que vai sediar a votação do dia 29. Também foram convidados para a visita técnica o Juizado da Infância e Juventude, a Promotoria, o Ctima e a Secretaria de Comunicação. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS