quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/01/2011 | 00:00

Eleição para o ConselhoTutelar vai ser com urna eletrônica

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (Comdica), órgão encarregado do processo para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, apresenta nesta sexta-feira (07), o software desenvolvido pelo Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (Ctima) da Prefeitura para o pleito. A eleição para os novos integrantes do Conselho Tutelar itajaiense está marcada para o próximo dia 29 e pela primeira vez, será informatizada.

 

De acordo com a Comissão Especial Eleitoral do Comdica, devem participar do ato de apresentação do software autoridades do Município, candidatos e imprensa. Mas, o evento é aberto à participação de toda a comunidade. O local da apresentação é o auditório da Secretaria de Comunicação, no segundo andar do Paço Municipal Itajaí-Açu, a partir das 08h30. Após a reunião, por volta das 10 horas, inicia a sessão de fotos individual dos candidatos que será inserida no sistema de votação.

 

Segundo os técnicos do Ctima, todo o processo de criação do sistema eletrônico de votação para a eleição do Conselho Tutelar, entre planejamento, desenvolvimento e testes, levou aproximadamente um mês para ser concluído. O software é baseado nos padrões do TSE, onde na tela vão aparecer o nome do candidato e a sua identificação com foto.

 

A eleição dos novos membros do Conselho Tutelar de Itajaí está marcada para o dia 29 de janeiro, no Centreventos Itajaí, entre as 09 e 18 horas. Os candidatos mais votados ou escolhidos assumem no dia 1º de março para um mandato de três anos. Ao todo, são cinco vagas em disputa, uma para cada área de atuação: advogado, pedagogo, psicólogo, serviço social e membro da comunidade (com o Ensino Médio completo).

 

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo efetivo respeito aos direitos da criança e do adolescente, composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, que são eleitos para mandato de três anos, permitida uma recondução. Os membros do Conselho Tutelar são escolhidos pelo voto facultativo e secreto dos cidadãos do município, em processo de escolha regulamentado e conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (Comdica) e fiscalizado pelo Ministério Público.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS