terça, 10 de dezembro de 2019
06/01/2011 - 00:00

Eleição para o ConselhoTutelar vai ser com urna eletrônica

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (Comdica), órgão encarregado do processo para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, apresenta nesta sexta-feira (07), o software desenvolvido pelo Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (Ctima) da Prefeitura para o pleito. A eleição para os novos integrantes do Conselho Tutelar itajaiense está marcada para o próximo dia 29 e pela primeira vez, será informatizada.

 

De acordo com a Comissão Especial Eleitoral do Comdica, devem participar do ato de apresentação do software autoridades do Município, candidatos e imprensa. Mas, o evento é aberto à participação de toda a comunidade. O local da apresentação é o auditório da Secretaria de Comunicação, no segundo andar do Paço Municipal Itajaí-Açu, a partir das 08h30. Após a reunião, por volta das 10 horas, inicia a sessão de fotos individual dos candidatos que será inserida no sistema de votação.

 

Segundo os técnicos do Ctima, todo o processo de criação do sistema eletrônico de votação para a eleição do Conselho Tutelar, entre planejamento, desenvolvimento e testes, levou aproximadamente um mês para ser concluído. O software é baseado nos padrões do TSE, onde na tela vão aparecer o nome do candidato e a sua identificação com foto.

 

A eleição dos novos membros do Conselho Tutelar de Itajaí está marcada para o dia 29 de janeiro, no Centreventos Itajaí, entre as 09 e 18 horas. Os candidatos mais votados ou escolhidos assumem no dia 1º de março para um mandato de três anos. Ao todo, são cinco vagas em disputa, uma para cada área de atuação: advogado, pedagogo, psicólogo, serviço social e membro da comunidade (com o Ensino Médio completo).

 

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo efetivo respeito aos direitos da criança e do adolescente, composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, que são eleitos para mandato de três anos, permitida uma recondução. Os membros do Conselho Tutelar são escolhidos pelo voto facultativo e secreto dos cidadãos do município, em processo de escolha regulamentado e conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (Comdica) e fiscalizado pelo Ministério Público.

Segunda, 09 de dezembro de 2019
Combate à corrupção
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Governador Celso Ramos
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Divisão
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Enroscos
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Especialidades
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Novidade, retorno e continuidade
Sexta, 06 de dezembro de 2019
Vagas de emprego no Sine Itajai
Sexta, 06 de dezembro de 2019
PM prende homem por furto em BC
Sexta, 06 de dezembro de 2019
Vagas de empregos no SINE Itajaí
Quinta, 05 de dezembro de 2019
Novo presidente
Quinta, 05 de dezembro de 2019
Orçamento
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros