quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/12/2010 | 00:00

Prosa Cultural

Da música para a arte e vice-versa

 

Hoje a nossa prosa dá uma pincelada em tons, texturas, guache, nanquim, óleo sobre a tela, através de palavras. Tudo isso para falar do músico e artista plástico Vê Domingos, o título cai como uma luva. Filho de um dos expoentes das artes em Itajaí, Dinyz Domingos, realiza sua primeira mostra individual na Galeria de Artes da Fundação Cultural de Itajaí. A abertura aconteceu na última terça-feira, (07), e permanece aberta à visitação até o dia 27 de dezembro. Ao apreciar as primeiras obras, logo se nota que este artista tem algo em comum entre a música e a pintura em tela.

 

Olhares curiosos, sensíveis e apaixonados por artes plásticas estavam na abertura da exposição “Gestual” de Vê Domingos. São 25 obras espalhadas pela Galeria reinaugurada neste mês. Em cada quadro, um movimento suave e expressivo. A sensação que tive ao apreciar as obras foi de pura tranquilidade. Os músicos retratados nas telas parecem estar vivos. É uma mistura de impressionismo com expressionismo, que resulta no mais novo artista plástico da cidade. O som ambiente embalou a noite, principalmente uando o músico Evandro Hasse, soprando seu clarinete, passeou pela exposição.

 

Vê Domingos explora duas manifestações culturais distintas em si, mas segundo ele mesmo, “compor uma canção, escrever um texto e pintar um quadro possuem o mesmo princípio, tirar do mundo das ideias expressão para o espaço real”.

 

Mais cores

 

Dessa vez, a tão conceituada artista plástica itajaiense Lindinalva Deólla, distribui suas pinceladas no livro infantil “O Anjo da Asa Quebrada”, da escritora Maria Beatriz Kumm Collares. Uma história para crianças e adultos, o livro pretende inspirar e encorajar as mães que cuidam de crianças com necessidades especiais. Para completar a obra, Deólla ilustra com a técnica de aquarela. O lançamento do livro será na próxima sexta-feira, (17), às 20h, e também na Galeria de Artes de Itajaí.

 

 

Argila transformada em arte

 

Neste ano, o artista plástico Silvestre João de Souza Júnior, comemora seus 40 anos na arte. Vários lugares já expuseram seus trabalhos, desta vez, o Museu Histórico de Itajaí celebra a data, oferecendo aos visitantes uma mostra de peças cerâmicas durante o mês de dezembro.

 

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS