sexta, 19 de abril de 2024
Esportes
24/11/2010 | 00:00

Departamento de Projetos será criado pelo Consórcio de Segurança Pública

A proposta de criação de um Departamento de Projetos e Eventos no Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública foi apresentada na manhã desta quarta-feira (24) aos representantes da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública.

O objetivo é dar suporte as prefeituras conveniadas ao Consórcio, quanto ao envio de projetos para captação de recursos federais. “Recentemente as prefeituras da região deixaram de angariar uma série de recursos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) que permitiam, por exemplo, a criação e/ou manutenção de casas de recuperação, podemos evitar isto com a criação desta equipe”, diz Dr. Valdir de Andrade, Presidente da Feconseg/SC.

As cidades envolvidas receberão da equipe técnica treinamento, acompanhamento e consultoria para a elaboração dos projetos e implantação dos Conselhos de Segurança Pública.  Esta equipe seria mantida através de repasse mensal dos municípios, custando aproximadamente uma média de R$ 0,75 centavos por habitante. “O que o Executivo deve levar em consideração é o valor que será angariado pelo departamento para investimentos na área de segurança, através do envio de projetos por uma equipe treinada e qualificada”, diz Giovane Pasa, responsável pela criação do Departamento.

Outro assunto debatido durante a reunião, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Camboriú, foi o orçamento da pesquisa de mapeamento da região, que será novamente apresentada aos prefeitos da AMFRI. “Sem esta pesquisa não podemos dar andamento ao envio de projetos através do Consórcio, então já que este diagnóstico da região se faz necessário, vamos discutir exaustivamente este assunto para encontrar uma solução”, fala a Vereadora Susi Bellini, que representa a cidade de Itajaí na comissão.

Durante o encontro ainda foi definido o cronograma de reuniões para o primeiro semestre de 2011, sendo a abertura dos trabalhos no dia 26 de janeiro. Já o encerramento do ano será no próximo dia 08 de dezembro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Itajaí.

Semi-aberto e Presídio já tem data de inauguração 

Após as discussões os membros da comissão seguiram para as obras do Complexo Penitenciário. Lá os integrantes verificaram parcialmente as obras devido à lama que se concentra no pátio e por telefone conversaram com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que informou que no dia 17 de dezembro será inaugurado o novo presídio de Itajaí e a ala do regime semi-aberto daquela unidade, totalizando mais 496 vagas, sendo 376 no presídio e 120 no semi-aberto. O investimento na obra localizada no bairro Canhanduba foi de R$ 15 milhões. Já a inauguração da Penitenciária do Vale do Itajaí, com capacidade para 362 apenados, deverá acontecer no primeiro trimestre de 2011. O projeto de construção prevê a ampliação para 530 vagas.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS