sexta, 29 de março de 2024
Geral
Para evitar ficar sem água na próxima temporada os moradores de Itajaí e região devem tomar alguns c
19/11/2010 | 00:00

Como evitar o desperdício de água no Verão

O verão é a época mais quente do ano, onde a sensação de calor aumenta e o nível de umidade do ar diminui. Para diminuir os efeitos das temperaturas as pessoas apelam para o desperdício de água em piscinas, chãos e até nas calçadas das casas e ruas.


O desperdício de água é apontado como uma das causas da falta de água no verão, já que a demanda é maior. Para evitar os prejuízos ambientais, econômicos e sociais, a orientação é usar racionalmente a água e se realmente necessária.

 

A recomendação para a população de Itajaí é evitar o desperdício, principalmente os gastos com trabalhos desnecessários, como lavar calçadas e carros, além de economizar a água ao tomar banho e escovar os dentas, mantendo as torneiras abertas somente o necessário. Consertar vazamentos em casa também ajuda muito no combate ao desperdício de água.

 


No banheiro

Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se ao se ensaboar fecha-se o registro. Banho de ducha ou chuveiro elétrico por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros e 45 litros , respectivamente.

 

Ao escovar os dentes

A escovação também requer cuidados de racionalização. Molhe a escova e feche o registro. Só torne a abri-lo ao final do procedimento. Com essa atitude, a economia pode chegar a mais de 11,5 litros de água a cada escovação.



Lavar o rosto

Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar. O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com os cuidados recomendados, o consumo cai para 2 a 3 litros.

 

Descarga e vaso sanitário

Nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com a válvulae tempodeacionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros . Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo 50% menor para o descarte dos dejetos, consumindo 6 litros de água por descarga. Quando a válvula está defeituosa, o consumo pode superar 30 litros por dia. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.

 

Na cozinha

Ao lavar a louça, primeiro retire os restos de comida dos pratos e panelas. Depois ensaboe todos os utensílios para posteriormente enxaguá-los. Um tempo de 15 minutos de torneira meio aberta consome 117 litros de água. Com essa dica de racionalização o consumo pode chegar a 20 litros . Você sabia que ao utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros 2 copos de água para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.

Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros . O ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia.

 

Área de serviço

A lavagem de roupa é outra atividade que pode gastar muita água. Por isso, alguns cuidados com a racionalização são necessários. Uma lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros de água. O ideal é usá-la somente com a capacidade total e no máximo três vezes por semana.

No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é colocar a roupa de molho e ensaboa-la por completo no final da lavagem.

 

Jardim e piscina

Um tempo de 10 minutos molhando as plantas pode consumir 186 litros . Para diminuir o gasto, utilize regadores e realize a aguação de manhãzinha ou à noite, períodos em que a evaporação de água é reduzida. Caso o uso da mangueira seja imprescindível, adicione ao objeto o dispositivo esguicho-revólver e reduza o consumo em até 96 litros por dia.

 As piscinas devem ser cobertas para evitarem a ação do sol e do vento. A evaporação de água de uma piscina média pode alcançar 3.785 litros de água/mês, volume suficiente para suprir as necessidades de consumo de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio. Em piscinas cobertas, a perda é reduzida em 90%.

 

Calçada e carro

Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos, são perdidos 279 litros de água. Substitua os jatos de água por vassouras e panos umedecidos, nos locais onde sua aplicação for possível. Outra dica e utilizar a água descartada pela máquina de lavar roupa na lavagem desses locais.

No caso de carros, utilize balde e pano ao invés de mangueira. Dessa forma, são gastos 40 litros de água. Já com a mangueira, o consumo pode chegar a 216 litros , em 30 minutos de lavagem. Com meia volta de abertura, nesse mesmo período de tempo, o consumo alcança 560 litros de água.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS