sexta, 29 de março de 2024
Geral
FOTO: Anna Paula Cazatti
12/11/2010 | 00:00

Temporada de verão agrava a falta de água em Itajaí

 

 

Apesar dos investimentos no sistema de abastecimento e tratamento de água, a produção ainda é baixa. Com a chegada da estação mais quente do ano, o consumo sofre um considerável aumento, sendo inevitável a falta de água no município.

 

 

A falta de água nas torneiras de Itajaí é uma reclamação constante nas temporadas de Verão, principalmente na região sul da cidade. Nesta época, o consumo de água aumenta em quase 100%. Apesar dos investimentos constantes nos sistemas de tratamento e abastecimento de água potável nos últimos anos, a falta de água será inevitável, segundo Flávio Faria, diretor do Semasa. Controlar o consumo irresponsável ainda é um desafio. “É necessário que as pessoas consumam conscientemente”, destaca.

 

O principal fator que ocasiona a falta de água é a produção limitada das duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do município e o consumo irresponsável. A ETA Arapongas, localizada na Av. Contorno Sul, construída na década de 50 e a ETA do bairro São Roque, que já existe desde 1970, abastecem 80% de Itajaí e 100% de Navegantes. Com o aumento populacional desde a construção das estações, a produção de água não supre a demanda.

 

                                                                                                                                                                                                                               Nelson Robledo

Obras de ampliação da ETA São Roque. A conclusão está prevista para 2011

 

 

A estação do São Roque produz 600 litros de água por segundo e a Arapongas 150 litros. “No verão a produção não é suficiente para abastecer a população, apesar de realizarmos campanhas todo final de ano sobre o consumo consciente”, observa Faria.

 

Em busca de alternativas

 

Praia Brava, Fazenda e Centro são os bairros mais prejudicados com a falta de água, por estarem mais distantes da estação de tratamento. No entanto, toda a cidade é atingida pela escassez de água. Sr. Valmir Pereira Raupp, morador do Espinheiros, alerta os moradores que dependem da água proveniente do serviço municipal.  “É comum a falta de água nas torneiras ligadas diretamente na rua, as pessoas devem ter uma quantidade armazenada em caixa d’água”, diz.

 

Outra questão levantada por Raupp é a precariedade das tubulações, principalmente nos loteamentos residenciais do bairro. “Foram colocados tubos para uma quantidade de casas, mas com o aumento das moradias e de pessoas, as tubulações continuam as mesmas, não sendo suficiente para a distribuição de água”, finaliza.

 

Com a constante falta de água no bairro Espinheiros, principalmente no verão, muitos moradores buscaram alternativas para não serem prejudicados. “Eu tenho um filho doente, preciso lavar suas roupas de cama diariamente, mas como a água do Semasa estava um pouco escura preferi instalar um poço artesiano para não correr o risco de ficar sem roupa limpa”, comenta Marinês Maes Dognini. A construção de poços é comum no bairro. Os moradores alegam que depender do serviço municipal de água não é uma boa opção.

 

Ampliação no sistema de abastecimento

 

Há alguns anos estão sendo realizadas obras para melhorar a distribuição de água em Itajaí. A conclusão estava prevista para esta temporada, mas devido às chuvas e atraso de entrega de material, não foi possível concluir. “Os investimentos consistem no aumento de 100 km das adutoras, que são os tubos que levam água para as residências, na ampliação do ETA São Roque, que aumentará a produção em 1100 litros de água por segundo e a construção de reservatórios”, destaca Faria.

 

Atualmente existem dois reservatórios em Itajaí, um localizado no Morro da Cruz e o outro na ETA Arapongas, cada um tem capacidade para armazenar 4 milhões de litros de água. A principal função dos reservatórios é criar uma reserva de água, e é assim denominada porque a água é acumulada nos reservatórios nas horas de menor consumo, para compensar o abastecimento no momento de maior demanda.

 

Construção do Reservatório de água da ETA Arapongas

 

Os reservatórios são localizados em locais estratégicos para também garantir maior pressão da água. A previsão para o ano que vem, é que mais dois reservatórios sejam concluídos, um no Morro da Cruz, com capacidade para armazenar 2 milhões de água e outro na ETA Arapongas, com armazenamento de 4 milhões de litros de água.



Fonte: Reda??o

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS