sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Divulgação
10/11/2010 | 00:00

Curso de formação da Guarda Municipal começa na próxima semana

 

Será realizada na próxima terça-feira, 16, a solenidade de início do curso de formação da Guarda Municipal de Balneário Camboriú. O evento será realizado no 12º Batalhão da Polícia Militar de Balneário Camboriú, na Rua México, nº 1192, às 10h. No total, 64 guardas aprovados em concurso público vão participar da formação que terá 800 horas/aula.

A solenidade contará com a presença do prefeito Edson Renato Dias (Piriquito); do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Luiz Mendes da Silveira; do comandante geral da PMSC, Coronel Luiz da Silva Maciel e do delegado geral da Polícia Civil Ademir Serafim, entre outras autoridades.

“É com muito orgulho que damos mais este importante passo que torna real o sonho de uma guarda municipal que vai auxiliar na segurança de todos que moram e visitam Balneário Camboriú”, diz o secretário municipal de segurança Adelcio Bernardino.

Sobre o curso
Bernardino explica que a grade curricular do curso é definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e tem as mesmas matérias exigidas para a formação dos policiais militares. A diferença em Balneário Camboriú é que as horas/aula foram ampliadas para garantir uma formação completa. A matriz curricular da Senasp prevê 680 horas/aula, enquanto a da Guarda Municipal de Balneário Camboriú conta com 800 horas/aula.

O curso será em tempo integral no quartel do 12º Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú, ministrado pela PM. O corpo docente contará policiais militares, professores universitários e profissionais relacionados com a área de Segurança Pública.

Entre os conteúdos abordados no curso estão: O Papel das Guardas Municipais, que inclui as funções da guarda, ética, direitos humanos e cidadania, legislação, técnicas e procedimentos operacionais e primeiros socorros, entre outros; Espaço Público, Guarda Municipal e a Comunidade, que engloba entre outros temas técnicas e procedimentos na fiscalização e todo funcionamento dos serviços públicos.

Outro assunto tratado como prioridade no curso é o modulo que aborda o uso geral da força, de arma de fogo e defesa pessoal que vai englobar o uso legal da força, o condicionamento físico, a defesa pessoal e o emprego de equipamentos – os não letais, revolveres e pistolas. Comunicação, gerenciamento de informação e tecnologias em segurança também compõem a matriz curricular.
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS