quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/11/2010 | 00:00

Alunos de Itajaí apresentam mostra sobre sustentabilidade

 

Uma mostra sobre Sustentabilidade reúne trabalhos de cerca de 5 mil  alunos de escolas da rede pública de ensino fundamental (estaduais e municipais) e de algumas da rede privada de municípios do Vale do Itajaí. A exposição, que traz trabalhos sobre temas como lixo, mata ciliar e água, pode ser conferida no dia 09 de novembro, a partir das 13h30, em Gaspar/ SC, no CDAL Bunge - Centro de Desenvolvimento Ambiental e Lazer. Ela é resultado de uma ação do Projeto Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí, da Fundação Bunge, em parceria com Secretarias Municipais de Educação e Gerências Regionais de Educação, implementada em junho deste ano com a proposta de trabalhar com educadores locais os desafios da sustentabilidade e o compromisso da educação.

 

Entre junho e agosto foram realizados cinco encontros de formação com educadores de 405 escolas, dos 22 municípios do Vale do Itajaí (Vale do Itajaí e entorno), envolvendo indiretamente 7.264 professores e 141.535 alunos. Nestes encontros os educadores assistiram a palestras de especialistas da região sobre temas ligados a sustentabilidade, discutiram sobre a abordagem dos conceitos Transdiciplinaridade, ORA (Observar, Refletir e Aplicar) e Ecopedagogia e participaram de dinâmicas e proposições de trabalhos nas salas de aula, com exemplos práticos de como aproveitar o kit do projeto Conhecer para Sustentar - composto por documentário, livro e encarte pedagógico, no desenvolvimento de projetos e atividades.  

 

De agosto a outubro os educadores receberam acompanhamento pedagógico para o desenvolvimento de projetos nas escolas. Ao todo 144 trabalhos, de 150 escolas, envolvendo cerca de 5 mil alunos, foram inscritos para a mostra que acontece em novembro. “ Será possível conferir trabalhos voltados para os temas Água, Mata Ciliar, Consumo Consciente, Lixo, Alimentação Saudável, Aquecimento Global, entre outros”, conta Juliana Santana, gerente de projetos da Fundação Bunge. Ela reforça que esta ação foi fundamental para o sucesso do projeto Conhecer para Sustentar, pois a escola é ponto de partida para que mudanças aconteçam no médio e longo prazos. “Os educadores e alunos são protagonistas do trabalho, em que há melhor conscientização de toda a comunidade para questões ligadas à sustentabilidade”, completa Santana.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS